Chapada do Araripe é reconhecida como Paisagem Cultural do Ceará

A Chapada do Araripe integrará a lista indicativa do Iphan para concorrer à chancela de Patrimônio da Humanidade junto à Unesco
15:43 | 08 de ago de 2022 Autor: Anuário do Ceará

A Chapada do Araripe foi reconhecida como Paisagem Cultural do Ceará pelo Governo do Estado. No início de 2023, a Chapada do Araripe integrará a lista indicativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para concorrer à chancela de Patrimônio da Humanidade junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A área a ser protegida pela chancela Estadual da Chapada do Araripe compreende os municípios cearenses da chamada "Zona Central do Cariri", composta pelas cidades de Araripe, Assaré, Aurora, Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales, Crato, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Porteiras, Potengi, Salitre e Santana do Cariri.

Compreende, ainda, os municípios da "Zona de Amortecimento": Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Barro, Caririaçu, Farias Brito, Granjeiro, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Penaforte, Tarrafas e Várzea Alegre.

O Plano de Gestão a ser acordado entre as diversas entidades, órgãos e agentes públicos e privados envolvidos na patrimonialização da Chapada do Araripe, o qual será acompanhado pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), deverá ser elaborado em até 24 meses. A chancela deverá ser revalidada no prazo de até dez anos após a publicação do decreto de homologação.