Cegás e Funcap lançam edital para fomentar pesquisas e inovação na área do gás natural

A meta é obter soluções práticas para problemas cotidianos da Cegás, trazendo redução de custos para sua área operacional
18:13 | 24 de fev de 2021 Autor: Joelma Leal

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e a Companhia de Gás do Ceará (Cegás) lançam edital com a proposta de unir pesquisadores, startups e pequenas empresas a grandes corporações para produzir inovação.


Com investimento total de R$ 600 mil, o edital contempla propostas ligadas às seguintes áreas: Sistema de cadastro e navegação; Monitoramento da dispersão de biometano na rede de distribuição; Otimização do processo de leitura do consumo de clientes; Estudo energético da injeção de hidrogênio nas redes de gás canalizado. A meta é obter soluções práticas para problemas cotidianos da Cegás, trazendo mais eficiência e redução de custos para sua área operacional.

A iniciativa deverá contribuir para otimizar a distribuição de gás natural no Ceará no momento em que, mesmo em cenário econômico adverso, o serviço está em crescimento no Estado. Com sua área de atuação concentrada na Região Metropolitana de Fortaleza, a Cegás prepara a expansão da sua rede para a região do Cariri, que tem cidades importantes como Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte.


Podem participar do edital empresas e pesquisadores – sendo que estes últimos devem ser vinculados a Instituições de Ensino Superior (IES) ou Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT). O financiamento aos projetos será através da modalidade subvenção econômica (recursos não reembolsáveis). A íntegra do edital estará disponível a partir de amanhã, 25/2, na Plataforma Montenegro.