Ceará terá internet de graça em espaços públicos de todos os municípios

A medida representa a consolidação de um novo hub de desenvolvimento no Ceará, com foco em conectividade e infraestrutura de dados
17:26 | 10 de ago de 2021 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna

Foi anunciado nesta terça-feira, 10, a criação do Programa Ceará Conectado que visa conceder pontos de acesso de internet gratuita em locais público de todos os municípios do Estado. A medida representa a consolidação de um novo hub de desenvolvimento no Ceará, com foco em conectividade e infraestrutura de dados, que começou a ser construído com a instalação de Data Centers no Estado.

O Projeto de Lei (PL) que viabiliza a medida será enviado para apreciação na Assembleia Legislativa do Estado ainda nesta semana.
Mais detalhes do funcionamento do programa, investimento necessário, bem como sobre o cronograma de implementação, serão divulgados a partir do envio do PL para avaliação dos deputados estaduais, assim, ainda não há um prazo para que os pontos de conexão gratuita sejam implementados.

O projeto representa uma expansão do ideal de conectividade implementado por meio do "Cinturão Digital", que garante a integração de todos os sistemas públicos do Estado.
A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), responsável pelo Cinturão Digital, ficará encarregada de operacionalizar o novo programa.

Entre os municípios que já estão sendo alvos de estudos para implementação dos pontos de acesso gratuito estão: Maranguape, Pacajus, Horizonte, Acaraú, Chaval. O foco é permitir que todas os órgãos de gestão e administração públicos das cidades cearenses possuam internet gratuita, com fornecimento do Estado.