Ceará é escolhido pelo Centro de Controle e Prevenção de Atlanta, nos EUA, para projeto-piloto no Brasil de vigilância hospitalar

O Ceará foi indicado ao Centro pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do MS, em parceria com a Renaveh
18:14 | 21 de out de 2021 Autor: Anuário do Ceará

O estado do Ceará foi selecionado para implantação de projeto internacional de vigilância em saúde baseado em eventos nos núcleos epidemiológicos dos hospitais. A iniciativa, vinculada ao Centro de Controle e Prevenção (CDC) de Atlanta (EUA), é piloto no Brasil.

O Estado foi escolhido por dar respostas em tempo hábil às demandas do Ministério da Saúde (MS) em vigilância nos equipamentos hospitalares. No momento, a equipe da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) está avaliando os hospitais que farão parte da proposta.

Os setores de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH) têm um papel fundamental para as políticas públicas em saúde. Ações de controle de doenças, identificação de fatores que condicionam agravos, planejamento e organização dos serviços de saúde estão entre as responsabilidades da VEH.

A estratégia possibilitará avanços na área e na proposta de ampliação da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh), que está em andamento. O projeto terá duração de dois anos.

O Ceará foi indicado ao Centro pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do MS, em parceria com a Renaveh.