Ceará chega a 122 escolas estaduais de educação profissional com inauguração em Alto Santo

Para construir, equipar e mobiliar a escola, foram investidos R$ 15 milhões oriundos dos governos Estadual e Federal
16:29 | 30 de dez de 2020 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE DE ALTO SANTO VEREADOR JOSE BATISTA FILHO; ENSINO;ESCOLA;SEDUC;

Foi inaugurada na manhã desta quarta-feira, 30, em Alto Santo, a 122ª Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP). O governador Camilo Santana entregou, de forma virtual, com transmissão pelas redes sociais, a EEEP Vereador José Batista Filho. Para construir, equipar e mobiliar a escola, foram investidos R$ 15 milhões oriundos dos governos Estadual e Federal.

Camilo Santana ressaltou o avanço da educação profissionalizante na rede pública estadual. No momento, 6 mil empresas são parceiras nos programas de promoção de estágio profissional com previsão de atendimento de 17 mil estudantes.

A escola vai atender também alunos das cidades de Potiretama e Iracema, vizinhas a Alto Santo. O transporte será disponibilizado em parceria do Estado com as prefeituras. A EEEP ofertará quatro cursos técnicos: Massoterapia, Informática, Comércio e Têxtil. O prédio tem capacidade para receber até 540 estudantes, em tempo integral, das 7 às 17 horas. A EEEP é composta de 12 salas de aula, auditório, biblioteca, bloco pedagógico administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática.

Com a nova EEEP, a rede pública estadual terá 730 escolas. Desse total, 122 são de Educação Profissional e 155 de Escolas de Ensino Médio Regular em Tempo Integral (EEMTIs), e compõem o Tempo Integral no Ceará. As escolas profissionais ofertam 52 cursos técnicos para 98 municípios cearenses na Capital e no Interior, com o atendimento de 55 mil jovens. De 2010, ano de formação das primeiras turmas da educação profissional, até 2019, foram 108.187 alunos formados.

A EEEP faz parte da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 10, sediada em Russas. A Crede é dirigida pela professora Jucineide Fernandes. A rede estadual na região passa a contar com 27 unidades de ensino, sendo 19 escolas de Ensino Médio regular; cinco escolas profissionais; duas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral e um Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja).


Com Seduc