Casa de Cuidados do Ceará vai funcionar a partir da próxima semana

A iniciativa é voltada para a reabilitação de pacientes com Covid-19
21:28 | 16 de jun de 2021 Autor: Joelma Leal
imagem da interna
O Hotel Recanto Uirapuru foi selecionado por meio de chamamento público

A partir da próxima semana, a população cearense vai contar com a Casa de Cuidados do Ceará, um espaço estruturado com 130 leitos e equipe multidisciplinar para receber e reabilitar, inicialmente, pacientes que se recuperam da Covid-19.
A Casa está
implementada no Hotel Recanto Uirapuru, localizado no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), em Fortaleza.

Neste primeiro momento, o equipamento vai viabilizar a transição entre o hospital terciário e o domicílio do paciente pós-Covid, proporcionando desospitalização e recuperação humanizada. Em breve, a Casa também vai dar acolher e recuperar pacientes com outras doenças, como derrames e Acidente Vascular Cerebral (AVC), por exemplo.

“Nós vamos cuidar das pessoas para serem reabilitadas e aí, sim, poderem ir para suas casas já cem por cento recuperadas. Aqui vai poder ter a presença dos seus familiares, receber visitas. Vai ter toda uma equipe de fisioterapeutas, terapia ocupacional, fonoaudióloga, assistente social, médico, enfermeiro e toda a estrutura de hotelaria do Hotel”, garantiu Camilo Santana, ressaltando o pioneirismo da iniciativa.

A implementação da Casa de Cuidados do Ceará responde à necessidade, observada durante a pandemia, de reabilitação dos pacientes pós-Covid, e está em conformidade com a estratégia de giro de leitos hospitalares na Rede Assistencial do Estado do Ceará, por meio da desospitalização de pacientes em cuidados prolongados para reabilitação e/ou adaptação a sequelas decorrentes de outros diagnósticos, como AVC, trauma e cuidados paliativos.

“Aqui traz um conceito que fica muito claro: a necessidade do sistema de saúde estar cada vez mais perto das pessoas; do sistema de saúde acolher nas diversas fases do tratamento. A gente tem falado aqui em UTI, em internação em ambientes complexos, mas nós queremos, também, disponibilizar um local para integrar essas pessoas na sociedade, de uma maneira muito humanizada, que é o ato de cuidar. Isso inaugura, no Estado do Ceará, um movimento muito diferente, e fortalece o que o Governo do Ceará tem feito, que aproxima o cuidado da forma mais holística possível”, frisou o titular da Secretaria da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto.

O Hotel Recanto Uirapuru foi selecionado por meio de chamamento público, lançado pela Secretaria da Saúde do Ceará. O espaço oferece estrutura com extensa área verde e ar fresco, conforto, tranquilidade, estrutura de hotelaria horizontal, acessibilidade, com possibilidade de quartos individuais ou semi-privativos, compostos por banheiros, armários e camas.

Doutora Cláudia Regina, assessora da Secretaria Executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional da Sesa, destacou que a presença de familiares e o suporte de diversos profissionais de saúde melhora o processo de recuperação. “A reabilitação se faz mais rápida, o retorno à sociedade e as suas funções habituais se faz mais rápido do que no ambiente hospitalar, onde a presença dos familiares ela não se faz, atualmente, permitida pela Covid. É um projeto inovador, em que nós nos espelhamos em casas de cuidados que existem na Suíça", explicou.