Campo de Concentração do Patu será tombado como patrimônio nesta quinta-feira, 21

A ação ocorre após a aprovação do Projeto de Lei 360, que incluiu a Caminhada da Seca de Senador Pompeu no roteiro turístico, religioso e cultural do Ceará
16:34 | 18 de jul de 2022 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna

O Campo de Concentração do Patu, em Senador Pompeu, será tombado como patrimônio do Ceará. A cerimônia será realizada em uma reunião virtual nesta quinta-feira, 21. De acordo com o deputado estadual Acrísio Sena (PT), da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa, R$ 200 mil já foram destinados para a recuperação do local.

Na Vila do Ingleses, que serviria de base para o campo de concentração do Patu, a Usina gótica era a fonte de energia para as máquinas utilizadas na construção da barragem na década de 1920.

O tombamento será realizado por intermédio da Secretaria da Cultura (Secult), pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), pela Prefeitura de Senador Pompeu e pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa.

A ação ocorre após a aprovação do Projeto de Lei 360, que incluiu a Caminhada da Seca de Senador Pompeu no roteiro turístico, religioso e cultural do Ceará, além de tombamento como patrimônio imaterial do Ceará. Também foi solicitada a realização de uma sessão solene para celebrar os 90 anos do Patu e os 40 anos da Caminhada da Seca. Os eventos devem ocorrer no segundo semestre.