Cadernos especiais e canal digital abordam educação inclusiva

A ideia é trazer luz aos assuntos e questões que melhorem a inserção dos alunos com deficiências
20:18 | 12 de dez de 2016 Autor: Joelma Leal
imagem da interna

O projeto Educação Inclusiva é formado por quatro cadernos especiais  encartados no O POVO, de 12 a 15 de dezembro e distribuídos aos coordenadores e professores da rede pública estadual de ensino.




A ideia é promover o debate qualificado, despertar conhecimentos, troca de saberes, estimular o engajamento dos vários atores educacionais, trazer luz aos assuntos e questões que melhorem a inserção dos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.



Para a produção dos cadernos e do conteúdo digital foram ouvidos gestores públicos, especialistas, pais, educadores, promotores e cidadãos engajados no aprofundamento da legislação, modelos e experiências educacionais, ações, projetos e entidades de inserção e melhoria das condições de ensino, auxílio aos pais, crianças, adolescentes e adultos.

Além dos cadernos impressos, o conteúdo poderá ser acessado no canal digital, que traz conteúdo extra, sendo complementar ao material impresso e ampliando a divulgação do projeto.


Publicação dos cadernos

12/12 – Compreender - discute o tema em suas origens, contexto histórico, legislação e aplicação da educação inclusiva no Brasil

13/12 – Conviver - como a família e a escola podem atuar na inclusão de alunos  com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotações

14/12 – Crescer - como os professores e demais profissionais da educação podem se qualificar para transformar a escola cada vez mais inclusiva

15/12 – Transformar - as perspectivas e  sobre como a sociedade pode auxiliar na inclusão dos estudantes com este perfil