Big Data experiência digital no uso dos dados

Na linha de sempre oferecer informações completas e de manuseio amigável, há múltiplas possibilidades de cruzar informações acerca do Ceará.
16:50 | 10 de jul de 2016 Autor: Anuário do Ceará

A principal novidade deste ano é a disponibilidade de todo o conteúdo do impresso na plataforma digital. O big data no contexto do Anuário do Ceará 2016-2017 é um marco para a análise e a compreensão desses dados pelo leitor.

Por meio de ferramentas que representam atualmente o estado da arte em análise e visualização de dados, o Anuário vai proporcionar aos seus leitores e, especialmente, os usuários de internet, uma experiência digital única no uso dos dados dessa importante referência de informação para o estado do Ceará.

De acordo com Renilton Oliveira, diretor-executivo da Conjecto Bi Solutions, “essa experiência está relacionada às inúmeras possibilidades de explorar os dados a partir de diversas perspectivas que geram infinitas formas de conhecer e entender a sociedade cearense”. O formato big data permitirá ao usuário múltiplas possibilidades de cruzar informações acerca do Ceará.

Pela primeira vez os internautas terão à sua disposição um conjunto muito rico de informações do Anuário do Ceará na forma de painéis interativos que poderão ser utilizados a partir de qualquer dispositivo (notebooks, tablets, smartphones etc.)

O site – O portal foi desenvolvido e elaborado pensando em proporcionar interatividade, facilidade de uso, além de conteúdo dinâmico e relevante para o internauta interessado nas informações do usuário. A partir do site, o usuário terá à sua disposição uma plataforma digital moderna para pesquisar, filtrar, e visualizar dados relacionados a todos os capítulos da publicação com alto nível de interatividade.

É importante destacar que, mesmo antes de serem publicados na forma de painéis interativos, os dados foram extraídos, analisados, enriquecidos, e agregados, quando necessário, por meio de soluções analíticas avançadas no sentido de proporcionar a melhor experiência de análise para o usuário e também para facilitar a sua atualização ao longo do tempo.