Barra do Ceará vai sediar primeiro Centro-Dia de Referência para Pessoas Idosas

A meta é atender, por dia, 60 idosos, que estejam em situação de pobreza, isolamento social e outras vulnerabilidades
16:22 | 29 de jan de 2018 Autor: Joelma Leal
imagem da interna
O novo equipamento caracteriza-se como um espaço destinado ao atendimento e convivência de idosos

O prefeito Roberto Cláudio inaugura nesta quarta-feira, 31, às 11 horas, na Barra do Ceará, o primeiro Centro-Dia de Referência para Pessoas Idosas, por meio da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS).

O equipamento funcionará de segunda a sexta, em dois turnos (manhã e tarde) com mais de 15 profissionais interdisciplinares. A meta é atender 60 idosos diariamente (30 por turno), de ambos os sexos, que estejam em situação de pobreza, isolamento social e outras vulnerabilidades, cujo risco pessoal e social compromete a autonomia e pode incorrer em situação de violação de direitos.

O novo equipamento caracteriza-se como um espaço destinado ao atendimento e convivência de idosos - cujas famílias não tenham condições de prover estes cuidados durante todo ou parte o dia - por meio de serviços de cuidados cotidianos (atividades física, pedagógica, psicológica, terapia ocupacional, oficinas de dança, música, leituras, rodas de conversa) previstos na Política Nacional de Assistência Social e na Política Nacional do Idoso, além de prestar orientação sobre a importância dos autocuidados dos acompanhantes dos idosos.

“Muitas famílias têm idosos que necessitam de cuidados sociais. Neste sentido, partimos na frente pois até então não existia esse equipamento público. Para a nossa alegria, muitas empresas, nacionais e locais, já sinalizaram investimento de recursos por meio do Fundo Municipal do Idoso para que Fortaleza cresça no protagonismo de cuidado ao idoso”, afirma o titular da SDHDS, Elpídio Nogueira.

O idoso residente em Fortaleza terá acesso ao Centro-Dia por meio de encaminhamento da rede socioassistencial da prefeitura, composta pelos seis Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e dos 27 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Além disso, a equipe do Centro-Dia poderá realizar uma busca ativa em seu território de abrangência para identificar usuários em potencial.

Serviço

Inauguração do
Centro-Dia de Referência para Pessoas Idosas

Data: 31/1 (quarta-feira)

Hora: 11 horas

Local: Rua Dr. José Roberto Sales, 830 - Barra do Ceará