Bancos promovem Semana da Segurança Digital

Foco da 5ª edição da campanha antifraudes será promover a conscientização da sociedade para uso dos canais digitais de forma segura
15:23 | 25 de out de 2022 Autor: Anuário do Ceará

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e mais 26 bancos associados realizam até sexta-feira, 28, a Semana da Segurança Digital.

O objetivo é promover a conscientização da sociedade para uso dos canais digitais de forma segura, orientando sobre como se prevenir dos principais golpes e fraudes digitais.

Cada instituição desenvolverá livremente suas ações de conscientização para seus clientes em suas mídias, usando as hashtags #SemanaDaSegurançaDigital, #PareEPense e #PodeSerGolpe.

Durante a campanha, a Febraban e os bancos irão interagir em suas mídias sociais com dicas e orientações.

Participam da campanha as instituições financeiras: ABC Brasil, BRB, Banco do Brasil, Banco Inter, Banco Pan, Banco Pine, Banco Votorantim, Banese, Banestes, BMG, BNB, Bradesco, Caixa, Daycoval, Fibra, Itaú, Letsbank, Mercantil do Brasil, Modal, Rendimento, Safra, Santander, Semear, Sicoob, Sicred e XP.

Esta é a quinta edição da Semana da Segurança Digital, e o setor bancário se alinha mais uma vez a ações similares desenvolvidas tanto Estados Unidos desde 2003, como na Europa, desde 2012, e que envolvem vários setores da economia.

Veja a seguir dicas de prevenção contra cinco golpes digitais da campanha:

Golpe da Falsa Central de Atendimento

Se receber algum contato estranho, desconfie. Desligue e entre em contato com a instituição através dos canais oficiais, de preferência usando o celular ou aplicativos móveis, para saber se algo aconteceu mesmo com sua conta. O banco nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão e também nunca liga para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento.

Golpe no WhatsApp

Primeiro, proteja o seu WhatsApp de invasões e clonagens. Nas configurações do aplicativo, clique em “Conta”, depois em “Confirmação em Duas Etapas” e ative essa funcionalidade de segurança com uma senha. Você diminui a chance de golpistas roubarem seu número.

E nas configurações de privacidade, deixe a sua foto de perfil pública apenas para os seus contatos, assim ninguém a utiliza para golpes. Nunca compartilhe o código de segurança. E caso receba mensagens de parentes ou conhecidos pedindo dinheiro emprestado, confirme a identidade de quem está do outro lado.

Golpe do link falso/phishing

Desconfie de mensagens que você não pediu ou aprovou, e de ofertas em que o desconto é tentador demais. Fique atento ao e-mail do remetente, empresas de grande porte não utilizam contas privadas como @gmail, @hotmail ou @terra e entidades públicas sempre usam @gov.br ou @org.br. Em caso de links, confira se o endereço da página corresponde ao correto. Em caso de dúvida, não clique.

Golpe com Boletos

Quando for pagar o boleto, confira os dados do beneficiário, tais como CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento, valor, além do nome e número do CPF ou CNPJ do pagador. É muito importante checar se o nome que aparece como emissor do boleto confere com a empresa que você deseja realizar o pagamento.

Desconfie de e-mails recebidos com descontos no boleto. Não imprima os boletos - muitas quadrilhas usam vírus para adulterar os boletos. Ele muda os dados do boleto, como valor e a conta na qual o dinheiro será depositado, e entra em ação quando a pessoa imprime o boleto. Para evitar ser vítima desse tipo de golpe, a recomendação é solicitar que o emissor mande o arquivo no formato PDF.

Roubos de dados armazenados no celular

Não salve senhas em bloco de notas, elimine o histórico de mensagens no celular que contém senhas, não armazene fotos do cartão no celular. Não compartilhe sua senha com terceiros. Crie senhas fortes e não repita em outros apps. Também use o bloqueio de tela inicial, biometria facial/digital para acessar o celular e os apps e ative o bloqueio de tela.

Em caso de perda ou roubo do celular, entre em contato com o banco e faça o bloqueio da conta/canais/dispositivo. Registre um boletim de ocorrência e comunique sua operadora para o bloqueio da linha.