Banco do Nordeste lança cartilha para incentivar inovação por MPEs

O material também chama atenção para o potencial de elevação da produtividade por meio da adoção de técnicas de gestão e de novas tecnologias
17:28 | 04 de maio de 2021 Autor: Joelma Leal

Conceitos e dicas sobre inovação e seu impacto na produtividade, competitividade e sustentabilidade das micro e pequenas empresas (MPE) formam o conteúdo da cartilha "Regulando o motor das MPEs com a ferramenta inovação". A publicação, iniciativa do Banco do Nordeste, objetiva incentivar a inovação por parte dos empreendedores do segmento e está disponível por meio digital no portal do BNB.

O que é inovação, quem pode inovar, como inovar, vantagens de inovar, como construir uma MPE inovadora são algumas das questões apresentadas no material, proporcionando informações capazes de influenciar no crescimento das empresas e traduzindo, ao mesmo tempo, fator de diferenciação que pode impactar na competitividade do empreendimento em relação aos concorrentes.

A cartilha também chama atenção para o potencial de elevação da produtividade por meio da adoção de técnicas de gestão e de novas tecnologias, assim como destaca soluções de crédito do Banco do Nordeste tanto para financiar MPEs como para financiar a inovação.

Nesse ponto, relaciona vantagens e condições de acesso às linhas de financiamento voltadas para a inovação das MPEs, a exemplo do Programa de Financiamento à Inovação (FNE Inovação) e do Programa de Financiamento a MPEs Startups (FNE Startup), aspectos que ressaltam o incentivo do BNB para que as empresas inovem.

Elaborada pelo Hub de Inovação do Banco do Nordeste, com participação do Ambiente de MPE da empresa, a cartilha reforça a estratégia do BNB de ser o Banco da Micro, Pequena e Média Empresa, em sua área de atuação, formada pelos nove estados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.