Banco do Brasil divulga resultado do Edital de Seleção de Projetos para os Centros Culturais 2021/2022

Foram selecionados 138 projetos, que poderão compor a programação dos Centros Culturais Banco do Brasil Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP)
19:59 | 13 de out de 2020 Autor: Joelma Leal

Está disponível no site
www.bb.com.br/patrocinios o resultado do Edital de Patrocínio Centro Cultural Banco do Brasil 2021/2022. Foram selecionados 138 projetos, que poderão compor a programação dos Centros Culturais Banco do Brasil Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) nos próximos dois anos. Desse total, 41 são de Artes cênicas, 34 de Cinema, 22 Exposições, 15 de Ideias, 21 de Música e cinco (5) do Programa Educativo. A lista completa está disponível aqui.

Durante o período de inscrições, realizado entre 6 de abril e 5 de junho de 2020, o BB registrou o recorde histórico de 9.944 projetos inscritos, um aumento de mais de 50% em relação ao último (2019/2020), que recebeu 6.562 propostas.

Puderam inscrever projetos os produtores (pessoa física ou jurídica) de qualquer lugar do Brasil e não só das cidades onde estão localizados os CCBBs.

“A seleção de projetos se destaca não só pela quantidade, dado o número expressivo de inscrições que recebemos, mas, principalmente, pela qualidade das propostas. Vemos, em tudo isso, a expressão da confiança e da valorização da classe artística e do público aos CCBBs, esses espaços que se mantém com tanto zelo na vida dos brasileiros”, afirma Cláudia Kakinoff, diretora de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil. “Traremos, para os próximos anos, novas aventuras e experiências para os frequentadores porque, enquanto BB, seguimos cuidando do que é valioso para as pessoas”, completa.

Seleção de projetos -
Todos os projetos inscritos foram avaliados com base em critérios pré-determinados e de acordo com valores estratégicos, linha de atuação e eixo curatorial constantes no regulamento do Edital. As análises foram realizadas por comissão formada pelas equipes técnicas dos CCBBs e especialistas do mercado cultural.

A curadoria da programação foi norteada por premissas como: relevância conceitual e temática, acessibilidade e originalidade, com o objetivo de proporcionar ao público diversificadas experiências culturais e
formas de experimentação do conteúdo. Para tanto, foram considerados, dentre outros,
a valorização da brasilidade, a inovação, a
acessibilidade, a experiência do público e a cultura internacional
A escolha dos projetos foi orientada, ainda, pela viabilidade técnica e adequação física de cada Centro.

Os CCBBs
- A suspensão das atividades presenciais nos CCBBs, em março,
como medida de segurança contra o novo coronavírus, propiciou a criação do projeto #CCBBemCASA. Por meio das redes sociais e do site
bb.com.br/cultura, os Centros passaram a disponibilizar conteúdos exclusivos da programação a um público amplo e diverso.

Em setembro, seguindo as recomendações governamentais locais, o CCBB Rio de Janeiro e o CCBB Brasília puderam retomar suas atividades presenciais, adaptados às novas regras de segurança sanitárias. Os CCBB São Paulo e Belo Horizonte permanecem com suas atividades presenciais suspensas.