Banco de Leite Humano do Hias promove live sobre a importância do aleitamento materno

A live será conduzida pela coordenadora do BLH do Hias, a pediatra Erandy de Freitas, pela enfermeira Maria Costa e pela farmacêutica bioquímica Maria de Jesus Lima
14:53 | 04 de ago de 2021 Autor: Anuário do Ceará

Entre os dias 1º e 7 de agosto é celebrada a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), com diversas ações de conscientização e incentivo à amamentação por instituições em todo o mundo. No Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), a equipe do Banco de Leite Humano (BLH) realizará, nesta quinta-feira, 5, às 10 horas, uma live com foco no tema deste ano da SMAM – “Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”, que será transmitida pelo Google Meet.

A live será conduzida pela coordenadora do BLH do Hias, a pediatra Erandy de Freitas, pela enfermeira Maria Costa e pela farmacêutica bioquímica Maria de Jesus Lima. Entre os assuntos que serão abordados estão a importância da colaboração e do incentivo da família ao aleitamento materno, os cuidados que as mães devem ter no processo de amamentação e dicas sobre o que fazer caso tenha dificuldades de amamentar.

Além disso, serão apresentados os serviços do Banco de Leite, que vão desde o acolhimento e orientações às mães lactantes até a coleta de doações de leite humano, processo de pasteurização no laboratório da unidade e fornecimento para os bebês internados no hospital.

Agosto Dourado

A campanha Agosto Dourado teve origem em 1991, em Nova Iorque, em um encontro entre a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O movimento nasceu com o objetivo de promover ações globais mostrando a importância da amamentação, tanto para os filhos quanto para as mães, por meio da Semana Mundial de Aleitamento Materno, coordenada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA, na sigla em inglês).

Até os seis primeiros meses de vida do bebê, fase mais importante para o seu desenvolvimento, a alimentação pode ser feita exclusivamente com leite humano

No Brasil, a Semana é celebrada desde 1999 com a coordenação do Ministério da Saúde e, em 2017, foi sancionada a Lei nº 13.435, que instituiu agosto como o mês do aleitamento materno. A cor dourada foi escolhida porque o leite materno é considerado um alimento de qualidade ouro para bebês e crianças.