Associação Peter Pan realiza live para esclarecer dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda

 Os declarantes podem destinar até 3% do seu IR para a associação, incluindo quem tem imposto a receber, quando a declaração é feita no Modelo Completo
10:45 | 12 de abr de 2021 Autor: Joelma Leal

Com a proximidade do prazo final para declarar o Imposto de Renda, a Associação Peter Pan realiza uma live para tirar dúvidas sobre o processo da declaração na próxima quarta-feira, 14, às 9 horas, no instagram da instituição (@associacaopeterpan). O objetivo da iniciativa é esclarecer todas as dúvidas que o contribuinte pode vir a ter no momento de declarar a renda do último ano. Intitulada “Simplificando o Imposto de Renda”, a live será voltada para o público leigo, com uma comunicação simples e acessível para qualquer pessoa que precisa prestar contas com o leão.

Além das perguntas e respostas acerca do processo de declaração, a instituição irá abordar a destinação do Imposto de Renda, campanha que pode ajudar na
construção dos centros cirúrgicos do Centro Pediátrico do Câncer.
Os declarantes podem destinar até 3% do seu IR para a APP, incluindo quem tem imposto a receber, quando a declaração é feita no Modelo Completo.


A destinação do imposto de renda não se trata de uma doação direta, portanto não é despendido nenhum valor além daquele devido. Até 3% do que iria União pode ser encaminhado para APP. Assim, a destinação não acarreta nenhum ônus fiscal para o contribuinte, pois trata-se de uma renúncia fiscal do Tesouro para um projeto social.

Outra vantagem é a garantia de onde o valor pago pelo cidadão está sendo empregado. A destinação possibilita a certeza que o dinheiro será designado para contribuir no tratamento de crianças e adolescentes com câncer e o declarante pode acompanhar os resultados do seu gesto.


Como destinar?

Passo 1:
Faça sua declaração normalmente e apure seu Imposto de Renda pelo formulário completo

Passo 2:
Após o preenchimento de todos os rendimentos tributáveis, acesse a Ficha da Declaração, clique no item Doações Diretamente na Declaração – ECA e clique no ícone Novo.

Passo 3:
Escolha Estadual como Tipo de Fundo e em seguida selecione CE – Ceará como UF (Unidade da Federação). Na sequência o campo CNPJ será automaticamente preenchido pelo programa.

Passo 4:
Observe no canto inferior direito o Valor Disponível para Doação. Então você copia esta quantia disponível para o campo Valor.

Passo 5:
Agora vá para IMPRIMIR e emita a DARF em Doações Diretamente na Declaração – ECA.

Pague até a data de vencimento do documento para que seu gesto de solidariedade seja aceito pela Receita Federal.

Passo 6:
Depois de efetuar o pagamento envie uma cópia da DARF e COMPROVANTE DE PAGAMENTO para doe@app.org.br
ou (85) 99994-8171 (whatsapp), permitindo que a Associação Peter Pan acompanhe sua destinação.