Arte popular cearense: quem são os Mestres da Cultura do Ceará

Os títulos de Mestres e Mestras da Cultura são conferidos aos cearenses que mantêm vivos os fazeres e as expressões das culturas populares e tradicionais no Ceará
19:19 | 09 de set de 2023 Autor: Caynã Marques
imagem da interna
Mestra Zilda Torres (Foto: Gabriel Torres/Divulgação)

O Anuário do Ceará 2023-2024 apresenta a lista dos novos Mestres e Mestras da Cultura do Estado, além da relação completa dos titulados desde 2002. A quantidade de mestres foi ampliada para 131 desde o último processo seletivo da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). 


Ao todo, foram incluídos 25 novos mestres, dois grupos e uma coletividade por meio do último Edital do “Tesouros Vivos da Cultura” do Estado do Ceará. Os títulos de Mestres e Mestras da Cultura são conferidos aos cearenses que mantêm vivos os fazeres e as expressões das culturas populares e tradicionais no Ceará


A política cultural dos Tesouros Vivos da Cultura do Ceará teve início em 2002, por meio da Lei estadual nº 13.351 de 2003, que instituiu o Registro dos Mestres da Cultura Tradicional Popular do Estado do Ceará no âmbito da Administração Pública Estadual. Inicialmente, essa iniciativa contemplou 12 Mestres e Mestras da Cultura Popular cearense.


Com a titulação, a Secult oferece benefícios e responsabilidades associados à nomeação, além de um auxílio mensal que incentiva a continuidade das atividades dos mestres. 


Pela titulação de Notório Saber concedida pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), esses mestres podem lecionar em escolas de ensino fundamental, médio e superior, ministrando aulas-espetáculo, oficinas, cursos e disciplinas.


“É importante que o feminino tenha voz”


Uma das tituladas em 2002 é Zilda Torres, a primeira mestra bonequeira do Ceará. "É importante essa diversidade, é importante que o feminino tenha voz e espaço na expressão artística", afirma ela. 


Além de Zilda, Augusto Bonequeiro também foi nomeado na última turma pela sua Arte do Teatro de Bonecos. Outras artes como literatura em cordel, xilogravura e capoeira  também foram contempladas. Veja a lista abaixo. 


Tesouros Vivos da Cultura - 2022 


Mestre Pajé Barbosa – Mestre Indigena

Mestra Zilda Torres – Teatro de Bonecos

Mestre Pádua Queiroz – Literatura de Cordel

Mestra Lourdes do Coco – Dança do Coco

Mestre Josenir Lacerda – Literatura de Cordel

Mestra Carla Mara – Copeira

Mestre Cicero – Banda Cabaçal

Mestra Ana da Rabeca – Rabequeira

Mestre Augusto Bonequeiro – Teatro de Bonecos

Mestre Klevisson Viana – Literatura de Cordel, desenho e gravura

Mestre Francorli – Xilogravura

Mestre Lula – Capoeira

Mestre Pai Neto Tranca Rua – Umbanda

Mestre Wlisses – Capoeira

Mestre Galdino – Mateiro

Mestra Fanca – Contadora de História e Bordadeira

Mestre Dodô – Reisado

Mestre Édson Brandão – Circo

Mestre Raimundo Claudino – Cultura Junina

Mestre Chico Ceará – Capoeira

Mestre Nena – Bacamarteiro e Mateu de Reisado

Mestra Maria Izabel – Rezadeira

Mestra Dadá Leitão – Artesanato Bordado a Mão

Mestre Cirio Brasil – Circo de Lona Tradicional

Mestre Vamirez – Santeiro

Grupos:

Reisado de Caretas Potengi

Coco de Praia do Iguape

Associação:

Associação Cultural do Maracatu Vozes da África


 "Encontro Mestres do Mundo"

A Secult promove anualmente um encontro desses mestres, conhecido como "Encontro Mestres do Mundo", que ocorre desde 2005.


Esse encontro reúne os Tesouros Vivos da Cultura do Ceará, certificados pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc), em diálogo com brincantes, estudantes, professores, pesquisadores e mestres de outros estados e países.