Adagri certificará produtos alimentícios de origem animal produzidos artesanalmente

Cada Selo terá um número de rastreabilidade que permitirá ao consumidor identificar nome do produtor, data, local de origem e fabricação
20:12 | 27 de set de 2020 Autor: Joelma Leal

A partir deste mês é de competência da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) a concessão do Selo Arte, que permite
certificar os produtos artesanais com garantia de qualidade e segurança, como produtos fabricados com matérias primas oriundas de estabelecimentos que seguem as boas práticas agropecuárias e boas práticas de fabricação.

O secretário do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho do Ceará, Maia Júnior, assinou o documento que oficializa a certificação por parte da Agência. Cada Selo terá um número de rastreabilidade que permitirá ao consumidor identificar nome do produtor, data, local de origem e fabricação.

A presidente da Adagri, Vilma Freire, explica que o Selo Arte vem facilitar a comercialização para os produtores artesanais cearenses, e que se torna um marco histórico na inspeção de produtos de origem animal do Ceará. “Essa certificação possibilitará a valorização das marcas regionais, no comércio interestadual de produtos de origem animal, como queijos, mel, pescados, abrindo novas oportunidades de comercialização em todo território nacional”, destaca.

Para Glaycione Rodrigues, coordenadora do Serviço de Inspeção (SIE) da Adagri, os produtores que quiserem se candidatar para a obtenção do Selo Arte precisam estar, obrigatoriamente, regulamentados pelo serviço de inspeção estadual ou municipal. “Permitindo assim que produtos alimentícios de origem animal produzidos de forma artesanal possam ser comercializados, eliminando qualquer dificuldade burocrática”, explica.

Para mais informações os solicitantes devem entrar em contato com a Adagri pelo e-mail do SIE: sie@adagri.ce.gov.br ou no número (85) 3101 2500.