Seminário e exposição celebram 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa

A iniciativa é do curso de Direito da Unifor, junto com o Ministério Público do Ceará e outras instituições parceiras
15:43 | 01 de nov de 2023 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna
Imagem de apoio ilustrativo (Foto: Pexels)

Nesta quarta-feira, 1º, ocorre o Seminário 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa, uma realização do Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CaoCidadania), com o apoio do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade de Fortaleza (Unifor).

O evento contará com a abertura da exposição “Memórias de Permanência”. O seminário será no Auditório e Hall da Biblioteca da Unifor.

+ Ceará Universitário: capítulo é o principal guia acadêmico do Estado

As iniciativas têm como finalidade promover o diálogo e a troca de saberes entre pessoas idosas, estudantes, professores, profissionais, movimentos sociais e comunidade.

O seminário, além de abrir a exposição, trará em suas discussões o arcabouço histórico da concepção do Estatuto da Pessoa Idosa e diálogos promovidos por discentes do curso de Direito da Unifor.

O senso comum tende a associar o acolhimento institucional para pessoas idosas com algo depreciativo, negativo, estigmatizante.

A exposição e o seminário vão tratar o assunto por uma outra ótica, apontando boas práticas e formas exitosas e humanizadoras de acolhimento.

Os eventos têm como público-alvo pessoas idosas, movimentos sociais, agentes culturais, secretarias de cultura, desenvolvedores de tecnologia em acessibilidade, bem como membros, servidores e colaboradores do MPCE e da Unifor.

Em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), braço social do Sistema Fecomércio-CE, haverá um momento cultural com apresentação do coral do Sesc.

Ocorrerá ainda uma apresentação dos alunos do curso de Direito acerca do que eles estão estudando em relação à pessoa idosa. Ao final, será oferecido um lanche para os idosos.

Exposição Memórias de Permanência

A mostra fotográfica “Memórias de Permanência”, organizada pela Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, pelo curso de Direito e pelo MPCE, com apoio da Associação Cearense Pró-Idosos (Acepi), vai apresentar, em 50 fotografias impressas, o cotidiano das pessoas idosas residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

As moradias são instituições governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, destinadas ao domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar e em condições de liberdade, dignidade e cidadania.

A exposição ficará em cartaz no hall da Biblioteca da Unifor de 1º de novembro a 15 de dezembro

Os eventos contam ainda com o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados, Frente Nacional de Fortalecimento à ILPI e Sesc.

Serviço

Seminário 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa e abertura da exposição “Memórias de Permanência”

Data: 1º de novembro de 2023

Horário: 9 horas às 16 horas

Local: Auditório e hall da Biblioteca da Unifor

Evento gratuito e aberto ao público

Exposição “Memórias de Permanência”

Data: de 1º de novembro a 15 de dezembro de 2023

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 21h55min, e aos sábados, das 8 horas às 16h25min

Local: hall da Biblioteca da Unifor (Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz — Fortaleza/CE)

Entrada gratuita