12ª Base Descentralizada do Samu em Fortaleza é entregue

A unidade, implantada na Barra do Ceará, contará com duas ambulâncias de suporte básico e equipes multidisciplinares
18:20 | 18 de fev de 2021 Autor: Joelma Leal
imagem da interna
Em breve, a população de Fortaleza contará com duas novas bases descentralizadas do Samu 192, incluindo novas instalações no shopping Iguatemi

A 12ª Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Capital foi entregue. Implantada nas imediações do Cuca da Barra do Ceará, a unidade contará com duas ambulâncias de suporte básico e equipes multidisciplinares para diminuir o tempo de resposta em casos de emergência para os quais, por meio do número 192, o serviço é acionado.

A iniciativa objetiva proporcionar atendimento médico pré-hospitalar otimizado à população, sobretudo, diante de situações que envolvam risco de morte, possibilidade de sequela ou sofrimento intenso. Para a finalidade, estarão a postos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores de veículo de urgência devidamente capacitados.


As equipes estarão à disposição 24 horas por dia. Estando mais próximas dos locais das ocorrências, possíveis complicações serão minimizadas.
A base recém-inaugurada na Regional 1 irá beneficiar, estrategicamente, bairros adjacentes ao equipamento. Serão contemplados, de forma prioritária, os chamados vindos de área aproximada de 3 quilômetros quadrados.


Além da Barra do Ceará, o serviço já beneficia os bairros Papicu, Pici, Jóquei Clube, Benfica, Maraponga, Cajazeiras, Antônio Bezerra, Edson Queiroz, José Walter, Conjunto Ceará, Montese, Jangurussu, dentre outros.

Em breve, a população de Fortaleza contará com duas novas bases descentralizadas do Samu 192, incluindo novas instalações no shopping Iguatemi.

O Samu é destinado ao atendimento de emergências médicas pré-hospitalares agudas e graves. O serviço é acionado pelo número 192, que funciona 24 horas, e dá acesso a uma Central de Regulação na Coordenadoria Integrada de Ações de Segurança (Ciops). As chamadas são acolhidas por telefonistas treinados, e os casos são enviados para análise de médicos, que enviam o suporte necessário de acordo com a natureza da emergência.