111 anos do TJA: confira programação em parceria com as celebrações de 30 anos do CPBT

A programação inicia às 18h com a aula-espetáculo de Ricardo Guilherme intitulada “POIS ZÉ”, que coloca o TJA como um espaço convergente de políticas públicas no campo da Cultura
21:07 | 16 de jun de 2021 Autor: Joelma Leal

O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), chega aos 111 anos celebrando com seus amigos, parceiros, frequentadores e, agora, internautas, no próximo dia 17, de forma online, porém não menos afetuosa e recheada de atrações. Com transmissão pelo canal do YouTube do equipamento, fato este em decorrência da pandemia de Covid-19, a programação especial inicia às 18h com a aula-espetáculo de Ricardo Guilherme intitulada “POIS ZÉ”, que coloca o TJA como um espaço convergente de políticas públicas no campo da Cultura.

Na sequência, às 19h, a Festa Online dos 30 anos do CPBT contará com a apresentação de Juliana Veras, ex-aluna e atual professora do Curso Princípios Básicos de Teatro, e iniciará com as falas de acolhida de Joca Andrade e Neidinha Castelo Branco, também professores do curso, bem como a exibição de vídeos dos ex-professores Paulo Ess e Oswald Barroso, e de várias pessoas saudando os 30 anos do CPBT.

Produções de alunos do 2º módulo da Turma 2021 dos três turnos do CPBT também serão exibidas: do turno Manhã, Nágilo Menezes irá apresentar “O Martelo do Poder”, a partir da obra “A Exceção e a Regra”, de Bertolt Brecht. Do turno Tarde, será exibido o vídeo “Maria-do-Burro”, de Ris Marquez, a partir da obra “O Pagador de Promessas”, de Dias Gomes. Por fim, o vídeo “Aves da Noite” será exibido pelo turno Noite, sendo uma adaptação de obra homônima da renomada escritora paulista Hilda Hilst.

A parte final da programação de 30 anos do CPBT/ 111 anos do TJA – que também integra o projeto “Theatro de Portas Abertas Virtual” – será em clima de festa total. Com Juliana Veras passando o comando da apresentação para Iara Canta (ex-aluna e monitora do CPBT), os destaques serão as apresentações musicais de artistas locais que também foram alunos do Princípios Básicos de Teatro: Bárbara Sena, Graça Olliver, Tatiana Freitas e Daniel Medina; Iara Canta encerrará a festa.

SERVIÇO

111 anos do Theatro José de Alencar/ Theatro de Portas Abertas Virtual

Quando: 17 de junho

Transmissão: YouTube do TJA

Aula-espetáculo “POIS ZÉ”, de Ricardo Guilherme

Horário: 18h

Festa Online 30 anos do CPBT

Horário: 19h