Os mais influentes no Congresso Nacional

Os deputados federais Eunício Oliveira (MDB) e Moses Rodrigues (União Brasil) e o senador Cid Gomes (PSB) empataram como vencedores do ranking de influência da bancada cearense no Congresso Nacional. Cada um dos parlamentares recebeu oito votos.


Eunício Oliveira (MDB) em 2024, se colocou como alternativa governista na disputa pela presidência a Câmara dos Deputados, visando a sucessão de Arthur Lira em 2025.


Moses Rodrigues (União Brasil) foi coautor de um projeto de lei sancionado que garante incentivo financeiro a estudantes do ensino médio, beneficiando cerca de 2,5 milhões de alunos em todo o país. Cid Gomes (PSB) em fevereiro de 2024, se filiou novamente ao Partido Socialista Brasileiro, levando consigo mais de 40 prefeitos e centenas de vereadores, fortalecendo a sigla no Ceará.


Em segundo lugar na pesquisa está o deputado federal José Guimarães (PT) com seis votos dos colegas. Em terceiro lugar com cinco votos está o deputado Mauro Benevides (PDT) e ocupando o quarto lugar da pesquisa está Domingos Neto (PSD). Empatados em quinto lugar com dois votos cada estão os deputados federais André Fernandes (PL), Danilo Forte (União Brasil), Augusta Brito (PT), Eduardo Girão (Novo), Luiz Gastão (PSD) e Luizianne Lins (PT).


Os deputados federais André Figueiredo (PDT), Júnior Mano (PSB), José Airton (PT), e Yuri do Paredão (MDB), estão em sexto lugar, com apenas uma lembrança cada um.


Foram convidados a participar da pesquisa os 22 deputados federais e os três senadores que representam o Ceará em Brasília (DF). Pela regra, os votos são secretos, e cada parlamentar pode indicar até três nomes. Não é permitido votar nos licenciados nem em si mesmo.


Ao todo, nove parlamentares não foram votados pelos colegas. Três parlamentares indicaram apenas um nome, três deputados indicaram apenas dois nomes, dois deputados não deram retorno às nossas solicitações e dois parlamentares optaram por não participar.


A pesquisa do Anuário Datafolha 2025-2026 foi realizada entre os dias 17 de fevereiro e 11 de abril de 2025, de forma remota.