Os Mais Influentes no Congresso Nacional

O deputado José Guimarães (PT) é o campeão do ranking de influência desta edição, entre os 22 deputados federais e três senadores do Ceará. O parlamentar conquistou nove votos dos colegas e, na pesquisa anterior do Anuário do Ceará, foi o 6º deputado federal mais votado no Ceará. O petista é o atual líder do Governo Lula (PT).


Em segundo lugar, está o senador Cid Gomes (PDT), com seis votos, cinco indicações a menos do que na pesquisa anterior. Cid já foi governador do Ceará por dois mandatos (2007-2010 e 2011-2014).


O terceiro lugar da pesquisa foi ocupado pelos deputados André Figueiredo (PDT), Luizianne Lins (PT), Mauro Benevides (PDT) e pela senadora Augusta Brito (PT), os quais receberam quatro votos cada.


Do quarto ao sexto lugar da pesquisa, 13 parlamentares foram lembrados pelos colegas.


Empatados na quarta posição do ranking, estão o deputado Moses Rodrigues (União) e o senador Eduardo Girão (Novo), com três votos cada um.


Com dois votos cada e ocupando o quinto lugar da pesquisa, estão os deputados André Fernandes (PL), Eduardo Bismarck (PDT), Eunício Oliveira (MDB) e José Airton (PT).


Os deputados Célio Studart (PSD), Danilo Forte (União), Domingos Neto (PSD), Fernanda Pessoa (União Brasil), Júnior Mano (PL), Leônidas Cristino (PDT), Luiz Gastão (PSD) e Yury do Paredão (sem partido) ocupam, juntos, a sexta posição da pesquisa com apenas um voto cada.


O levantamento dos votos foi realizado entre os 25 parlamentares, sendo 22 deputados federais e três senadores. Desses, cinco parlamentares não foram citados pelos colegas. Um senador e dois deputados optaram por não participar da pesquisa, dois deputados indicaram apenas dois nomes, e outros dois parlamentares votaram em apenas um nome. Um deputado se licenciou ao fim da pesquisa e a partir daí não pode mais receber votos. Até o fechamento do ranking de influência, três deputados não responderam.


A pesquisa foi realizada entre os dias 10 de maio e 8 de junho de 2023. Todos os 25 parlamentares foram convidados a indicar até três colegas que consideram influentes em suas Casas, não podendo votar em si nem nos licenciados. A votação é secreta.