Os mais influentes na CMFor

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Leo Couto (PSB), foi o vencedor da pesquisa de influência do Anuário do Ceará na edição 2025-2026. Esta é a primeira vitória do parlamentar na pesquisa, na qual obteve 16 votos dos colegas de Casa.


Ocupando o segundo lugar, está o 1º  vice-presidente da Mesa Diretora, o vereador Adail Júnior (PDT), com 14 votos, sete a mais que na pesquisa da edição anterior. Em terceiro lugar e para fechar o ranking dos top 3 mais influentes, está o parlamentar Bruno Mesquita (PSD), com 11 votos.


Em quarto lugar está a vereadora Priscila Costa (PL), com oito votos. Em seguida, ocupando o quinto lugar da pesquisa estão os vereadores Dr. Luciano Girão (PDT), Gabriel Biologia (Psol), Jorge Pinheiro (PSDB) e Professora Adriana Almeida (PT), cada um com seis indicações dos colegas.


Os vereadores Chiquinho dos Carneiros (PRD), Gardel Rolim (PDT) e Julierme Sena (PL) tiveram, cada um, cinco votos e juntos dividem o sexto lugar do ranking. Em sétimo lugar e com quatro indicações estão os vereadores Bella Carmelo (PL) e Paulo Martins (PDT).


Com três votos cada e empatados em oitavo lugar estão os parlamentares Estrela Barros (PSD), Mariana Lacerda (PT), PP Cell (PDT), Tony Brito (PSD) e Marcelo Mendes (PL). Logo em seguida, em nono lugar e com duas indicações, ocupam juntos o penúltimo lugar da pesquisa os vereadores Adriana Gerônimo (PSol), Ana Aracapé (Avante) e Marcel Colares (PDT).


A última posição do ranking é compartilhada por 12 vereadores que ficaram empatados, cada um com apenas um voto. São eles: Aglaylson (PT), Benigno Júnior (Republicanos), Dr. Vicente (PT), Erich Douglas (PSD), Germano He Man (Mobiliza), Jânio Henrique (PDT), Kátia Rodrigues (PDT), Pedro Matos (Avante), Professor Aguiar Toba (PRD), René Pessoa (União), Wellington Sabóia (Podemos) e Professor Enilson (Cidadania).


Dos 43 vereadores, 33 parlamentares foram citados pelo menos uma vez pelos colegas, e outros dez não receberam nenhuma indicação.


Cada vereador é convidado a indicar até três nomes de colegas que considera influentes na Casa. Os votos são secretos, e o parlamentar não pode votar em si mesmo. Além disso, os licenciados não podem participar.


A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 27 de fevereiro de 2025 e, ao todo, 34 vereadores votaram de forma presencial e 9 votaram de forma remota. Dois vereadores se licenciaram durante o período da pesquisa e, a partir da data da licença, eles não puderam mais participar e os seus respectivos suplentes entraram na disputa.




Mesa Diretora

Biênio 2025-2026

Presidente

1º vice-presidente

2º vice-presidente

3° vice-presidente

1ª secretária

2º secretário

3º secretário

1º suplente (vogal)

Leo Couto (PSB)

Adail Júnior (PDT)

Dr. Luciano Girão (PDT)

Marcos Paulo (PP)

Carla Ibiapina (DC)

Professor Aguiar Toba (PRD)

Ronaldo Martins (Republicanos)

Professora Adriana Almeida (PT)