Marcas que vivem na memória

Publicado 16:12 | 06 de nov de 2025

Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça quando você pensa no Ceará? M. Dias Branco, Cajuína São Geraldo e Fábrica Fortaleza lideram como as marcas que melhor representam o Estado, segundo a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2025-2026.


As marcas apresentaram um empate técnico que reflete a força dessas tradicionais empresas no imaginário cearense.


A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 2025. O principal objetivo foi investigar com a população adulta de Fortaleza as marcas mais lembradas de produtos e de serviços em 25 categorias, incluindo a marca Top do Top (a mais lembrada entre todos os produtos e serviços).


Num mercado cheio de estímulo e concorrência, conquistar a lembrança espontânea do consumidor é um feito. Mais ainda: é um sinal de vínculo emocional, de reconhecimento consolidado ao longo do tempo.


A pesquisa revela que M. Dias Branco foi lembrada espontaneamente por 6,4% dos entrevistados (ante 5,9% em 2024), seguida de perto pela Cajuína São Geraldo, com 6,2% (um salto em relação aos 3,4% do ano anterior) e pela Fábrica Fortaleza, com 5,6% (eram 4,4% em 2024). 


A memória afetiva do consumidor está repleta de sabores, texturas e histórias que atravessam gerações.


Do biscoito que acompanha o lanche à cajuína nas festas de família ou almoços de trabalho, essas marcas carregam não apenas tradição, mas uma narrativa coletiva que resiste ao tempo. 


A solidez dessas lideranças reforça como o marketing regional também sabe construir vínculos duradouros.


Na edição deste ano, quatro gigantes dividiram a liderança da categoria Top do Top: Coca-Cola, Nike, Samsung e Nestlé.


O empate, mesmo após a aplicação de teste estatístico, indica o peso dessas marcas. Elas transcendem o produto e passam a ser ideia, estilo de vida, rotina.


A categoria Top do Top faz parte da pesquisa desde a primeira edição do Anuário na nova geração da publicação, em 2002, quando o Anuário Datafolha Top of Mind ainda se chamava “Marcas do Ceará”.


Nas 18 edições realizadas, a Coca-Cola foi vitoriosa. Ela é seguida por Nestlé, com oito vitórias, e Nike e Samsung, com quatro cada.


No retorno da categoria aguardente ao Anuário Data Folha Top of Mind 2025-2026, após três anos, Ypióca é a vencedora da categoria.


A marca foi espontaneamente lembrada por 56,2% dos moradores adultos de Fortaleza (tinha 56,6% em 2022). Ypióca é a maior e única vencedora da categoria, com 15 vitórias em 15 edições.


Pela primeira vez, Skol e Brahma dividem a liderança da pesquisa na categoria bebidas. O levantamento mostra que a Skol é citada por 23,3% dos cearenses, enquanto a Brahma é lembrada por 22,3%.


O empate técnico entre as marcas é resultado da margem de erro da pesquisa, que é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Segundo o Anuário Datafolha Top of Mind, mesmo após a aplicação do teste estatístico de proporção – utilizado como critério de desempate –, a igualdade nos índices foi mantida.


Na comunicação, O POVO é uma marca que se destaca por sua permanência. Venceu pela 16ª vez consecutiva a categoria jornal. Mais que lembrança, isso expressa relevância pública e confiança.


Em um cenário de sobrecarga de informações e fake news, manter-se como referência é resultado de um esforço diário. Em uma era de transformações aceleradas, as marcas que permanecem são aquelas que sabem ocupar um espaço que vai além da prateleira: elas habitam a memória.


Boa leitura!



Letícia Lopes, editora-chefe da rádio O POVO CBN e editora-adjunta do Anuário do Ceará