Marca que representa o Ceará

No cenário empresarial cearense, a M. Dias Branco (Fábrica Fortaleza) reafirma sua posição de destaque ao ser eleita, pela terceira vez consecutiva, a mais citada quando se pergunta qual é a marca que representa o Ceará. Os resultados revelaram que a M. Dias Branco manteve a liderança, com 13,5% das menções.


Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional do setor de alimentos. A história começou com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco, em Fortaleza (CE). A companhia, sediada no Eusébio (CE), possui 18 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles têm estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais para a distribuição de produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.


Tiago Timbó, gerente de Comunicação, Cultura e Sustentabilidade da M. Dias Branco, afirma que a empresa está ligada à história do Estado.


“A marca Fortaleza, que nasceu junto com a companhia, em 1953, veio para mudar a trajetória da Capital. Desde então, tanto a marca Fortaleza quanto a M. Dias Branco vêm transformando as vidas de milhares de colaboradores e consumidores. Hoje, a M. Dias Branco é a maior empresa de massas e biscoitos do Brasil e gera mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do País.”


A Cajuína São Geraldo (5,2%) e a Ypióca (2,9%) mantiveram posições de destaque, ocupando o segundo lugar, com um empate técnico no ranking das marcas mais representativas do Ceará. O índice dos que não souberam responder se manteve em crescente de 29,9%, em 2021, 42,5%, em 2022, e em 2023 chegou à marca de 43%.


Com mais de 45 anos no mercado, a Cajuína São Geraldo é referência cultural da região do Cariri, no Sul do Ceará. A fábrica é um local turístico que recebe visitantes e romeiros de todo o País.

“Sabemos que não é de hoje que a marca São Geraldo é amada em todo o Nordeste, principalmente no Ceará. E muito disso se deve à qualidade do produto, ao sabor singular do caju e ao sentimento de saudosismo que a marca possui com a grande maioria de seus consumidores, que guardam muitas memórias afetivas com o produto”, avalia Tiago Caldas, coordenador de Marketing da Cajuína São Geraldo.


A Ypióca, empresa nascida no Ceará e adquirida pela britânica Diageo em 2012. A aguardente divide o portfólio com marcas como uísque Johnnie Walker, Gin Tanqueray e Vodka Smirnoff.


Segundo Natali Campos, gerente de marketing, a história de tradição da Ypióca se cruza com a história do próprio Ceará. “Não poderia deixar de ser marcante para os cearenses, principalmente por sempre ter sido extremamente cuidadosa em manter tradições, mas avaliando constantemente mudanças que possam agregar mais qualidade ao seu portfólio”, diz ela.