Leite em pó

Em estreia no Anuário do Ceará, a categoria leite em pó teve dois vencedores. Ninho e Itambé ficaram em primeiro lugar com, respectivamente, 44,4% e 42,6% das menções espontâneas. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos; nesse caso, o Datafolha aplicou o teste estatístico de proporção, e o empate se manteve.


“A Nestlé segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do País. Estar entre as marcas mais lembradas pelos cearenses mostra que estamos no caminho certo”, explica Rafael Berenguer, gerente de Marketing e Comunicação da Nestlé Brasil.


A Itambé inicia sua história na década de 1940, quando representantes de seis cooperativas associadas e alguns produtores individuais formaram a Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Leite Ltda.


As marcas Betânia (6,2%), Nestlé (3,9%) e Molico (0,5%) foram citadas na sequência. Apenas 1,2% não citou nenhuma marca de leite em pó. A cearense Betânia se fundiu com a mineira Embaré, gerando a Alvoar Lácteos, uma gigante do setor no País. A fusão tem a participação do fundo de investimentos Arlon Latin America Partners, que já era sócio da Betânia.


A sede da Alvoar fica em Fortaleza, e o CEO é Bruno Girão, que já ocupava o posto na Betânia. Se considerarmos que a Nestlé detém as marcas Ninho e Molico, o grupo teria praticamente metade das menções, com 48,8% das citações no geral.


Nas classes A e B, Ninho se desgarra um pouco obtendo 47,2% das menções, e Itambé aparece com 36,2% das menções. Em seguida, aparecem Nestlé, com 6,1% das citações, Betânia, com 4,7%, e Molico, com 1,6%. Apenas 1,5% dos entrevistados não citou marca alguma de leite em pó. Se juntarmos as porcentagens de Ninho, Nestlé e Molico, o grupo teria 53,5% das menções, mais da metade.