Laboratório de análise clínica

Emílio Ribas teve o maior percentual na categoria laboratório de análise clínica na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2023-2024, com 10,2% das menções espontâneas (eram 10,7% na edição anterior). A marca se destaca entre os que têm renda familiar mensal de mais de cinco salários mínimos (34,6%). Além disso, é o maior vencedor da categoria, com quatro conquistas em quatro edições.


Clementino Fraga e Pasteur tiveram o mesmo índice: 6,4%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.


Em seguida, estão Hapvida (3,4%), Clínica SiM (3,1%), Linus Pauling (2,6%) e Unimed (2,5%), entre outros laboratórios menos citados. Quase metade (48,9%) não soube informar o nome de nenhum laboratório de análise clínica (mesmo índice anterior).


Fundado em 2 de julho de 1979, o Emílio Ribas tem um núcleo técnico operacional e 18 unidades de atendimento distribuídas em Fortaleza e na Região Metropolitana (RMF). Rachel Petrola, diretora médica do Grupo Emílio Ribas, cita o foco no cliente e o investimento em tecnologias.


“Atribuímos o nosso pódio desde o primeiro ano à excelência técnica, ao investimento em tecnologia de ponta e ao atendimento centrado no cliente. Além disso, nossos profissionais participam de contínuo aperfeiçoamento e aprimoramento técnico”, avalia.


Entre as unidades de atendimento da marca, Rachel destaca a localizada no Iguatemi Bosque Fortaleza, que oferece serviços de referência em diagnóstico por imagem com equipamentos de última geração. “Ficamos felizes de conquistar o reconhecimento pelo nosso trabalho desde a edição 2020-2021, e isso nos motiva a crescer e avançar sempre mais”, diz.


A clínica Clementino Fraga realiza serviços de medicina laboratorial e diagnóstica. Foi fundada pelo médico Carlos Alberto de Sousa Tomé, nascido em 1934, no município de Itapipoca (CE). O laboratório foi fundado em 1971 e agora é administrado pelos cinco filhos do médico itapipoquense.


Com mais de 20 anos, o LabPasteur é um laboratório consolidado nas áreas de microbiologia, imunologia, dosagens hormonais e hematologia. Tem duas unidades estruturadas para atendimento a pacientes de urgências médicas e integra o grupo de Medicina Diagnóstica e Saúde Preventiva da América Latina (Dasa).


Segundo Lilian Loureiro, integrante do corpo clínico do LabPateur/Dasa, a marca tem destaque pela disponibilidade de ampla rede de vacinação centrada no cliente, pelo serviço de coleta domiciliar, pela visitação médica e pela atuação na área de educação médica continuada.


Nas classes A e B, o laboratório de análise clínica mais lembrado continua sendo o Emílio Ribas, com 19% das menções nesta edição (eram 23,4% em 2022-2023).


Em seguida, aparece Pasteur, com 10,7%, subindo uma posição no ranking (eram 7,4% na edição anterior). Clementino Fraga desceu uma posição em relação à pesquisa anterior, saindo de 16,1% para 9,7% neste ano. A Clínica SiM tem 4,3% das lembranças e na última pesquisa teve 1,3%.


Chama a atenção o alto índice de desconhecimento das marcas do segmento (29,9%).