Hospital

Quando se fala em hospital, quatro marcas são as mais lembradas pelos entrevistados na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2023-2024. São elas: Instituto Doutor José Frota (IJF), Hapvida, Hospital da Unimed e Hospital Geral de Fortaleza (HGF). As quatro marcas também dividiram a liderança na edição passada.


O IJF foi citado de forma espontânea por 10,4% (eram 8,7% na pesquisa anterior), Hapvida por 8,5% (eram 10,9%), Hospital da Unimed por 7,8% (eram 11,1%) e Hospital Geral de Fortaleza por 7,7% (eram 10%). O empate se dá devido à margem de erro da pesquisa, de quatro pontos para mais ou para menos. Mesmo com a aplicação de teste estatístico, o empate permaneceu.


Na pesquisa, 7,1% fizeram menção ao Hospital Geral, em referência ao Hospital Geral de Fortaleza, que obteve 7,7% das respostas. Com as duas porcentagens somadas, o HGF chegaria a 14,8% das indicações.


O Instituto Doutor José Frota é o maior vencedor da categoria, com 13 conquistas em 15 edições, seguido por Unimed, com sete, Hospital Geral de Fortaleza, com três, e Hapvida, com duas conquistas.


O IJF é uma autarquia da Prefeitura de Fortaleza, integrada à rede de saúde pública municipal como unidade hospitalar de nível terciário. O hospital tem 665 leitos, 20 salas de cirurgia, central de diagnóstico por imagem, laboratório de análises clínicas e consultórios.


Mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas são disponibilizadas em plantão permanente. Para Daniel de Holanda Araújo, superintendente do IJF, a colaboração transparente e ágil entre os interlocutores do hospital e a imprensa é essencial para garantir interações seguras e confiáveis entre a população e a gestão do órgão. “A lembrança do público é um reflexo da confiança na qualidade dos serviços e na histórica relevância da instituição”, conclui.


A soma da marca Hapvida com Antônio Prudente, o principal hospital da operadora em Fortaleza, levaria ao maior índice do segmento: 15,8%. Nas classes A e B, o somatório levaria a 13,9%, o segundo maior percentual de recall.


Maior hospital da rede pública do Ceará e um centro de referência para o Norte e Nordeste em assistência de alta complexidade, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) tem 54 anos de atuação. “O HGF é lembrado pelo povo cearense pela emergência de porta aberta 24 horas, pela qualificação dos profissionais e pela gama de serviços assistenciais oferecidos. Nossa missão é trabalhar por melhorias para garantir, cada vez mais, um atendimento de qualidade à população”, diz Ivelise Brasil, diretora-geral.


Nas classes A e B, o Hospital da Unimed é o maior vencedor da categoria, com 15 vitórias em 15 edições. O hospital recebeu 20,3% das menções (eram 18% na edição anterior). Em seguida, aparecem o IJF, com 9,5% (eram 6,1%), Antônio Prudente, com 7,7% (eram 6,8%), Hapvida, com 6,2% (eram 12,7%), Hospital Geral, com 4,4% (eram 2%), e Hospital Geral de Fortaleza, com 4,3% (eram 6,7%). A soma de Hospital Geral com Hospital Geral de Fortaleza daria 8,7%.