Financeiras

A categoria financeiras reestreia no Anuário Datafolha Top of Mind. Havia sido pesquisada na edição 2002, denominada “Marcas do Ceará”. As vencedoras desta edição, por empate técnico, são Bradesco e Banco do Brasil, com, respectivamente, 7,1% e 5% das menções espontâneas. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos para mais ou para menos. O Datafolha utiliza o teste estatístico de proporção, e a situação de empate permaneceu.


Em 2023, o Banco do Brasil (BB) completa 215 anos. Marcelo Mendonça, gerente-executivo da diretoria de Marketing e Comunicação, atribui o resultado ao fato de o BB sempre carregar a missão de liderança em questões sociais e ambientais, levando desenvolvimento para todas as regiões do País. “A sustentabilidade, mais do que uma estratégia, está presente nas práticas, na gestão e nos negócios.”


Marcelo também salienta a importância do banco como patrocinador, há mais de 30 anos, da cultura e do esporte nacional.


“O Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB é o ícone do investimento da empresa em cultura. Nos CCBBs, o público tem acesso a manifestações artístico-culturais que buscam refletir e instigar novos olhares sobre o mundo por meio de eventos nas diversas áreas e linguagens, como exposições, música, peças de teatro, programa educativo e mostras de cinema, com programações completas, plurais e acessíveis à sociedade.” No Ceará, não há nenhuma unidade do CCBB.


Dividindo a liderança, está o Bradesco, que, segundo sua head de marketing, Nathália Garcia, tem o cliente como o principal direcionador dos negócios.


“O objetivo é entender as demandas e necessidades do cliente de acordo com seu momento de vida, apoiando-o nas suas realizações e conquistas. Combinado a isso, promovemos uma análise profunda e qualificada dos dados para gerar mais valor para o cliente, atuando de forma segmentada e focada para atender a todos os perfis”, analisa.


O Bradesco completa 80 anos em 2023. Para Natália, a presença estruturada nas redes sociais, com escuta ativa e interação com o público, também auxilia na boa percepção entre os cearenses.


“Ser Top of Mind é um privilégio e um desafio. Ocupar essa posição de destaque nos mostra que estamos no caminho certo, tanto no relacionamento e atendimento ao cliente quanto no formato de comunicação adotado com o público. O desafio de manter o Bradesco na lembrança dos nossos clientes é o que nos motiva a cada dia”, acrescenta a porta-voz da empresa.


Outras instituições financeiras receberam destaque na categoria. A lista prossegue com BMG (4,4%), Itaú (4%), BV Financeira (3,9%), Crefisa (3%), Caixa Econômica Federal (2,9%), Losango (2,6%), Santander (2,1%), Nubank (1,9%) e Inter (0,6%).


O banco Itaú, que aparece na lista entre as instituições citadas, está próximo de completar seu centenário. O banco tem 4,2 mil agências e postos de atendimento no Brasil e no exterior. No meio digital, são 402 agências em todo o Brasil.


A maioria dos participantes da pesquisa (54,3%) não mencionou o nome de alguma instituição financeira. Nas classes A e B, o percentual é alto, porém um tanto menor (41,6%).