Comunicação - Jornal

O POVO mantém sua hegemonia na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2023-2024. Venceu a categoria Jornal em todas as edições. Nesta edição, a marca foi citada por 42% dos entrevistados. Nas classes A e B, o índice subiu de 50,4% na edição passada para 53,4%.


Um dos motivos que ajudam a explicar por que O POVO se mantém em primeiro lugar ao longo de mais de duas décadas é a sua inovação, sem deixar de lado a tradição.


“Além de ser o único jornal impresso de grande circulação no Ceará, O POVO se renova continuamente, seja por meio de suas múltiplas plataformas, destacando o Jornalismo profissional e novas tecnologias, seja potencializando a sua marca, mostrando seus diferenciais e valores. A consequência desse conjunto de ações é a qualidade do conteúdo que publica e a lembrança na mente do público”, frisa Alexandre Medina Néri, diretor de Negócios e Marketing do O POVO.


Medina cita ainda o trabalho com a verdade, o respeito aos princípios éticos e o investimento da marca nas diversas plataformas do Grupo para aperfeiçoar o bom jornalismo desenvolvido nos produtos.


“Ao oferecer material de excelente qualidade e útil ao público, proporcionamos experiências mais engajadoras e integração com as nossas plataformas. O investimento na marca passa pelas mídias tradicionais e pelas novas mídias, conhecendo o perfil do público de cada uma e conduzindo para o conteúdo que é de seu interesse”, diz ele. Em julho de 2023, O POVO alcançou a marca de 700 mil inscritos no YouTube.


Na sequência dos jornais lembrados entre os cearenses, aparecem Diário do Nordeste (13,3%), Jornal Nacional (8,8%), Diário (6,5%), Jornal do 10 (2,7%), Jangadeiro (2,4%), Globo (1,9%), Record (1,5%), Verdes Mares (1,5%), CE TV (1,5%) e Folha de S. Paulo (1%), entre outros com menor percentual. Mesmo com os percentuais de “Diário do Nordeste” e “Diário” somados (19,8%), a primeira colocação do O POVO se mantém com 22,2 pontos percentuais de diferença.


Apenas 5,2% dos entrevistados não souberam citar jornal algum. Na edição anterior esse número chegava a 7%. Nas classes A e B, a diferença do O POVO para Diário do Nordeste é de 36,5 pontos percentuais.