Clínica de raio X e diagnóstico por imagem

A categoria clínica de raio X e diagnóstico por imagem tem disputa acirrada na liderança. Em mais uma edição do Anuário Datafolha Top of Mind, quatro marcas dividem o topo, considerando a margem de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.


A clínica Omnimagem aparece com 5,9% das menções (eram 5,5% em 2022), logo atrás vêm Hapvida, com 5,9% (eram 4,7%), Boghos Boyadjian, com 5% (eram 5,4%), e SiM, com 4% (eram 5%). O empate permaneceu mesmo após aplicação do teste estatístico de proporção.


A Omnimagem foi fundada no dia 20 de janeiro de 1992. Nesses mais de 30 anos no mercado, tornou-se o primeiro centro de diagnósticos por imagem de alta complexidade do Ceará. São seis unidades no Estado, cinco localizadas em Fortaleza e uma em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).


Para Guilherme Said, gestor de expansão do Grupo Omnimagem, os bons resultados são atribuídos a uma série de ações. “O nosso propósito é oferecer uma solução completa em diagnóstico por imagem, promovendo saúde e bem-estar para a população, e, sobre isso, temos uma equipe incansável e comprometida que está sempre almejando fazer o melhor”, explica Said.


Hapvida tem como modelo de negócio a chamada verticalização. Em suma, investe em rede própria, não conveniada. Isso, decerto, reforça o peso da marca nos serviços que presta. Aconteceu também na pesquisa em hospital e laboratório de análise clínica.


Fundada em 1978 pelo médico Boghos Boyadjian, a clínica homônima tem cinco unidades em Fortaleza e uma em Sobral. “A clínica Boghos Boyadjian é uma das empresas precursoras do diagnóstico por imagem no Ceará e vem construindo sua história com foco na qualidade do atendimento e na ampliação dos serviços ofertados a cada novidade tecnológica na área de atuação”, declara o fundador da, Boghos Boyadjian.


A Clínica SiM, criada há 16 anos, oferece atendimento médico e odontológico a pessoas que não têm planos de saúde privados. O SiM significa Serviço de Inclusão à Medicina. São 26 clínicas distribuídas no País, além de atendimento de urgência virtual médica e pediátrica direto pelo site ou aplicativo. Em Fortaleza, são 13.


Para o gerente de Marketing, Victor Almeida, a Clínica SiM é reconhecida pelo cearense como uma opção de fácil acesso e de alta qualidade. “Os exames de imagem como raio X, ultrassonografias e ressonâncias são parte crucial no diagnóstico e tratamento dos milhares de pacientes particulares e assinantes do nosso cartão Clínica SiM+.”


Outras marcas citadas foram Unimagem (3,2%), Sonimagem (2,7%), Mário de Assis (1,7%), Uniclinic (1,3%), Unimed (1,2%) e Santa Clara (1,1%), entre outras menos lembradas. Quase metade (47,3%) dos entrevistados não soube informar o nome de alguma clínica de raio X (eram 47,1% no ano passado).


Nas classes A e B, os maiores percentuais foram de Boghos Boyadjian, com 12,9% (eram 12% na edição passada), Omnimagem, com 8,7% (eram 7,4%), e Sonimagem (5,1%). Em seguida, estão Hapvida (4,2%) e Unimagem (2,8%), entre outras menos citadas. A margem de erro é de oito pontos percentuais para mais ou para menos.