Café

A Santa Clara é a marca mais citada na categoria café na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2023-2024, com 43,2% das menções. Das 15 pesquisas espontâneas realizadas, a empresa venceu 14 vezes, sendo as últimas 12 consecutivas. Na edição anterior, eram 44,9%.


A história da marca remonta à década de 1960, e a relação com os cearenses ainda mais estreita com a abertura do parque industrial no Eusébio, em 1990.


“Fico muito feliz, orgulhoso que o consumidor cearense continua acreditando no nosso projeto e prestigiando essa marca maravilhosa que é o café Santa Clara. Trabalhamos incansavelmente para atender à expectativa do consumidor”, afirma Pedro Lima, presidente do Grupo 3corações.


O Grupo 3corações detém mais de 30 marcas de cafés além de Santa Clara, tais como as clássicas regionais Pimpinela, Brasileiro, Fort, Iguaçu, Itamaraty, Letícia, Fino Grão, Cirol, Doutor, Divinópolis, Toko, Café Manaus e Cruzeiro. Também comercializa filtros, porta-filtros e acessórios.


Segundo Pedro, o segredo está na paixão das pessoas pelo que fazem. Isso se reflete no amplo portfólio de produtos. “Temos um orgulho imenso de nossas raízes! Valorizamos e reconhecemos nossa cultura e tradições, e esse cuidado e carinho acompanham todo o processo, desde a seleção e colheita do grão até a xícara. Somente aqueles que amam café como nós conseguem produzir o café mais querido da região Nordeste.”


Nas classes A e B, a Santa Clara aparece em primeiro lugar com 30,5% das citações. Houve decréscimo no percentual de citações em relação à edição anterior: 42,1%. Porém,


Santa Clara, Três Corações e Kimino (provável referência ao nome correto da marca, Kimimo) fazem parte do mesmo grupo. Somados os percentuais dos três, a marca teria mais da metade das citações gerais, com 52,1%, e 44,6% das menções nas classes A e B.


A 3corações tem mais de 400 mil pontos de venda no Brasil, além de exportar café para os principais mercados da América Latina e dos Estados Unidos.


Pedro cita como exemplo de valorização da cultura a estratégia de fomentar eventos juninos no ano de 2023. “Temos a honra de ser o café oficial de alguns dos principais festejos de São João no Nordeste, que, além de ser uma festa tradicional de nossa cultura, é uma verdadeira paixão nacional”, explica.


Para o presidente do Grupo 3corações, a marca Santa Clara representa um café clássico que harmoniza tradição e inovação.


“Ela se destaca por sua natureza pioneira, sempre buscando novas formas de satisfazer aqueles que compartilham da nossa paixão pelo café. Acreditamos no prazer das coisas simples e na criação de experiências gratificantes”, completa.