Área Social ou Ambiental

Preocupar-se com os impactos socioambientais é tarefa imediata. Para os cearenses, três são as organizações que dividem o pódio das mais lembradas por suas atuações na área social ou ambiental: Natura (5,4%), Ypê (1,6%) e Ibama (1,3%).


Os dados da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2023-2024 também revelam que mais da metade dos respondentes (59,6%) não soube informar o nome de alguma marca que faz a diferença na área social ou ambiental (era 60,2% em 2022).


Essa falta de lembrança por parte dos consumidores pode sinalizar a escassez de iniciativas voltadas para a responsabilidade social no portfólio das marcas brasileiras.


Não é o caso da Natura, que segue como a maior vencedora da categoria área social ou ambiental da pesquisa, com três conquistas em três edições.


Enquanto na última edição da pesquisa a Natura dividiu a liderança com a marca Ypê, em 2023 a marca de cosméticos fundada em 1969 volta a vencer de forma isolada a categoria. A Natura também é líder entre os mais ricos: conquistou três vitórias, alcançando 6,8% das menções espontâneas.


Com mais de 2 milhões de consultoras na América Latina, a marca integra a Natura&Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura e The Body Shop.


De acordo com a diretora de Marketing da Natura, Denise Coutinho, as estratégias e ações adotadas são consequência do compromisso em promover a sustentabilidade e gerar impacto positivo nas esferas social e ambiental.


Para criar soluções que atendam às necessidades dos consumidores, da sociedade e do planeta, um norte é investir na busca por inovação. “Buscamos ser inovadores e socialmente responsáveis em nossa comunicação com o nosso público, seja ele consumidor final, consultoras de beleza ou público interno, de forma que nossas mensagens busquem reforçar a importância da sustentabilidade, inovação e beleza consciente”, declara.


No caso da Ypê, a septuagenária marca de produtos de higiene e limpeza tem área de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e embalagens mais sustentáveis.


“Buscamos continuamente investir em inovação e excelência operacional, com foco em alta produtividade, custos e estrutura otimizados, desenvolvendo novos produtos e fórmulas com a qualidade já conhecida pelo consumidor, oferecidos a um preço justo. Democratizar o acesso a produtos de higiene e limpeza com ótima qualidade é nossa missão”, explica Gilson Mazetto, vice-presidente do Comercial e Marketing da Ypê.


Em terceiro lugar, uma classificação curiosa: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi nome citado espontaneamente. Ao longo da pesquisa, essa autarquia federal se destaca como uma das poucas organizações públicas lembradas com ênfase.


De acordo com nota do Ibama, os motivos pelos quais a marca se mantém viva na mente da população devem-se a vários fatores, “mas, principalmente, à resiliência e ao compromisso de seus servidores e parceiros por uma causa nobre, um meio ambiente saudável para a nossa população, para o mundo”.


Além do pódio, Ecofor e Nestlé figuram, na sequência, como marcas mais lembradas, com 1,1% e 1% de recall, respectivamente.