Top do Top

Graficos top of mind - top do top

A pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2022-2023 mostra um empate quádruplo na liderança da categoria Top do Top, considerando a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O resultado é o mesmo apresentado na edição anterior, porém, com percentuais diferentes. As vencedoras são: Nike (que passou de 4,5% para 6,6%), Nestlé (de 5% para 5,3%), Coca-Cola (de 6,8% para 5,1%) e Samsung (de 7,2% para 4,8%).


Pela primeira vez a Nike aparece no topo do ranking das mais lembradas. A marca que mais liderou a pesquisa na categoria Top do Top foi a Coca-Cola com 15 conquistas em 15 edições. A Nestlé aparece em seguida com cinco vitórias e a Samsung com três. Outras marcas lembradas foram: Omo (3,9%), O Boticário (3,3%), Natura (2,4%), Adidas (2,2%), Sadia (2%), entre outras menos citadas. A taxa dos que não souberam informar o nome de nenhuma marca subiu de 4,3% para 7,8%.


A Nike afirma ter como premissas fazer o possível para expandir o potencial humano. “Acreditamos que o esporte tem um poder transformador e tem uma importância quando incluímos histórias, origens e orientações diversas, de pessoas diferentes”, comenta Gustavo Viana, diretor de marketing da Fisia, distribuidora oficial da Nike do Brasil. Com 50 anos de existência, completados em 1º de maio de 2022, o foco da empresa começa com o atleta, seja ele profissional ou amador. “A Nike existe para trazer inspiração e inovação a todos e todas as atletas do mundo. E para nós, se você tem um corpo, você é um atleta”, finaliza. Com sede em Beaverton, Oregon, nos EUA, a Nike, Inc. inclui as marcas Nike, Converse e Jordan.


A Coca-Cola tem um histórico de ser a mais lembrada de todas. Além da liderança nas 15 edições da pesquisa, a empresa também foi a mais citada em 2002, na categoria Refrigerante. À época, a pesquisa chamava-se “Marcas do Ceará”. O primeiro refrigerante fabricado pela Coca-Cola em solo brasileiro foi no Recife e, atualmente, a empresa atua em nove segmentos: refrigerantes, água, chás, néctares, sucos, lácteos, água de coco, bebidas esportivas e bebidas vegetais. Possui 26 marcas e mais de 200 produtos, incluindo versões zero ou de baixa caloria.


A Nestlé declara estar presente em 99% dos lares brasileiros e ser líder mundial em alimentos e bebidas, com atuação em 190 países. A marca liderou a pesquisa em 2006, 2011, 2020, 2021 e 2022.


Com mais de 30 anos de atuação no mercado brasileiro, “a Samsung trabalha com o propósito de empoderar pessoas”, comenta Anna Karina Silva Pinto, diretora de marketing corporativo da Samsung Brasil. A marca trabalha com a visão Together for Tomorrow (juntos para o amanhã, em tradução livre) nas iniciativas “de forma que a tecnologia e a inovação sejam utilizadas para o bem das pessoas e do planeta”, conclui Karina.


No recorte de classes A e B, a primeira colocação segue com o mesmo grupo: Coca-Cola (8,6%), Nestlé (7,9%), Nike (6,2%) e Samsung (5,3%) com a novidade da marca Omo, que alcançou 5,4% das menções. A Omo declara ser a marca líder no mercado de detergentes para roupas e está presente em quase sete de cada 10 lares brasileiros. “Omo é a marca que lidera o segmento através de novas tecnologias, buscando no mercado soluções capazes de reinventar a forma como cuidamos do tecido e ao mesmo tempo cuidando do meio ambiente”, declara Gabriela Lairana, gerente de marketing da Omo Brasil. “Não é sobre o que Omo é sozinha, mas sobre o que essa marca se torna e a responsabilidade que assume por estar presente na maioria dos lares brasileiros”, conclui.


Top do Top consiste na primeira marca que vem à cabeça do entrevistado sem distinguir produtos ou serviços. Ao todo foram realizadas 15 edições, considerando o de 2002, quando a pesquisa era denominada “Marcas do Ceará”.