Supermercado

gráfico top of mind 2022-2023 Supermercado

O Ceará teve uma expansão no segmento de supermercados com aumento de 27,3% em novas unidades no primeiro semestre de 2021, de acordo com levantamento realizado pela empresa de inteligência geográfica de mercado Geofusion. Entre essas inaugurações está a unidade do Frangolândia em Fortaleza, no bairro Guararapes.


Estreando na primeira colocação no ranking da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, está o Frangolândia, que soma 16 unidades espalhadas pelo Estado. Dividindo a liderança, está o Cometa, que por sua vez, está localizado em 39 pontos no Estado.


Com 13,9% das menções, o Frangolândia conseguiu um aumento expressivo, saindo da oitava colocação na edição 2021-2022, quando recebeu 4,6% das lembranças, para a liderança. Já o Cometa ocupa o topo pela terceira vez.


Neste ano, a marca obteve 12,7% de recall, índice quase idêntico aos 12,8% da edição anterior. O empate é observado ao considerar a margem de erro da pesquisa, de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. “Isso é resultado da nossa política agressiva de preços”, comenta Sérgio Grilo, gerente de marketing do Frangolândia.


Atualmente, a empresa gera mais de 2 mil empregos diretos e 4.500 indiretos. A história do Cometa teve início na década de 1980 e hoje a empresa conta com 28 lojas.


Na sequência dos supermercados mais lembrados estão: Assaí (7,9%), Centerbox (7,2%), Pão de Açúcar (6,2%), São Luiz (6,2%), Extra (5%), Do Povo (4,9%), Pinheiro (4%), Atacadão (3,4%), Carrefour e Guará (3%, cada), entre outros menos citados. Apenas 1% não soube informar o nome de algum supermercado.


Nas classes A e B, o primeiro lugar está com um empate quádruplo. Com a margem de erro para esse recorte de oito pontos percentuais para o total da amostra, Frangolândia (13,9%), Cometa (12,1%), São Luiz (10,1%) e Extra (8,7%) figuram na primeira colocação. Na sequência aparece o Pão de Açúcar completando o top 5 com 7,5% das menções.


Há 50 anos no Ceará, o São Luiz possui 23 lojas atendendo no varejo, e declara se basear nos valores de confiança, união, simplicidade e transparência para atender seus clientes. “Estes valores norteiam nossas ações com os mais variados públicos: colaboradores, fornecedores, clientes, parceiros em geral. Temos convicção de que o que fazemos dentro de casa reflete na percepção do cliente”, afirma Ana Luiza Ramalho, gerente de marketing do Mercadinhos São Luiz.


Com 12 conquistas, a marca Extra – rede controlada pelo grupo varejista GPA – é consagrada como a maior vencedora da categoria na pesquisa. “Estar onde e quando o cliente deseja ser atendido, seja nas lojas físicas, no e-commerce ou aplicativo próprio, além de plataformas de parceiros”, é uma das principais premissas da marca, de acordo com Eduardo Telles, diretor de marketing do GPA.


Atualmente, o Extra atua no Ceará com o formato de supermercado, o Mercado Extra, com 146 lojas em todo o Brasil, além do e-commerce, o Clube Extra (www.clubeextra.com.br). “Na regional, o foco da companhia é no Mercado Extra, seu formato de supermercado de vizinhança, que oferta produtos frescos e serviços personalizados para o consumidor”, destaca Telles. O Extra existe há 32 anos e, desde 2019, as lojas localizadas em Fortaleza (Oliveira Paiva, Seis Bocas e Rodoviária) têm a dinâmica semelhante à de mercearias.


Em 2021, o grupo varejista GPA, detentor da marca Extra, finalizou um ciclo com a descontinuidade do formato de hipermercados no Brasil e, em aproximadamente três meses, foi realizada a desmobilização das 70 lojas de hipermercados, sendo cinco destas lojas em Fortaleza.