Plano de Saúde

gráfico top of mind 2022-2023 - Plano de Saúde

O Hapvida voltou a vencer de forma isolada na categoria Plano de Saúde da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2022-2023. A marca cresceu em relação ao levantamento anterior, quando havia ficado na segunda colocação, passando de 34,9% para 48,8% das citações. A operadora já havia liderado a categoria entre 2011 e 2020, levando o prêmio de maneira isolada em quatro edições (2012, 2013, 2014 e 2016).


A diretora de relações públicas do Sistema Hapvida, Simone Varella, destaca investimentos estruturais e em inovação como razões para o reconhecimento. “Desde o início da pandemia, foram mais de 1 milhão de teleconsultas. Com uma plataforma própria, a telemedicina do Sistema Hapvida oferece serviços de consultas imediatas e eletivas. Continuaremos investindo em estrutura física e virtual para que nossos clientes contem com um atendimento cada vez melhor e mais inovador”, explica.


Para Varella, a promoção à saúde estimulada pela empresa ganha reforço através do trabalho das mídias em levar informação. “Durante a pandemia, encontramos na imprensa o maior elo de conscientização junto a pessoas que ansiavam por se proteger do vírus. O Grupo O POVO teve importante função social. O jornalismo sério e competente foi fundamental na batalha diária contra a Covid-19. O Grupo transformou suas diferentes plataformas em trincheiras de combate à doença. Informações responsáveis nos ajudaram a salvar vidas, durante todas as etapas da pandemia, desde a prevenção até a vacinação”, conclui.


Em 2022, a combinação de negócios do Sistema Hapvida com o Grupo NotreDame Intermédica (GNDI) resultou na criação de uma das maiores operadoras de saúde verticalizadas do mundo, com cerca de 15 milhões de clientes e 18% de participação de mercado.


Em seguida, no ranking, está a maior vencedora da categoria, a Unimed, com 33% (tinha 44,4% na edição 2021-2022). Das 15 edições da pesquisa, a marca soma 10 conquistas, incluindo a edição de 2002, quando era chamada de “Marcas do Ceará”. Vale ressaltar que, ao responder “Unimed”, os entrevistados não indicam, especificamente, à qual estão se referindo. No Estado, atuam mais de dez “Unimeds” distintas.


Além da segunda posição, a marca obteve o primeiro lugar entre os respondentes das classes A e B, com 53% de recall. Para o presidente da Unimed Ceará, Darival Bringel, o resultado é reflexo do relacionamento que a operadora mantém com sua clientela. “Atribuímos este resultado ao jeito de cuidar Unimed, através do qual encantar o cliente passa a ser nosso foco principal. Buscamos excelência em tudo que fazemos. Gerar experiências positivas a todos que confiam em nosso trabalho é prioridade. Nosso atendimento se adequa à realidade de cada filiada, respeitando a sua singularidade, autonomia e maturidade, viabilizando caminhos para uma evolução contínua. Compartilhamos constantemente boas práticas existentes em todo Sistema Unimed, já que a nossa vocação é cuidar de pessoas”, afirma.


Estratégias de comunicação e ações de marketing que visam a aproximação do público também são apontadas como motivos para o destaque da Unimed, afirma Mariana Matos, gerente de marketing e comunicação da Unimed Fortaleza. “A Unimed Fortaleza tem realizado intensos e constantes investimentos em sua rede própria, a modernização do atendimento e estruturas, investimento em tecnologia e, principalmente, na melhor experiência do cliente e no cuidado com as pessoas, refletindo o jeito de cuidar Unimed e uma cultura organizacional forte. Cuidar das pessoas vai além da assistência médica. A Unimed Fortaleza busca promover programas e ações para garantir o bem-estar das pessoas. O reconhecimento é fruto desse trabalho promovido com toda a dedicação durante os 44 anos da cooperativa”.


Com índices mais baixos estão SUS (1%), Amil, Liv Saúde e Issec (0,8%, cada), SiM e Cartão de Todos (0,6%, cada), entre outras. O índice dos que não souberam responder é de 7,9% (era 4,9% na edição anterior).