Marca de Carro

gráfico top of mind 2022-2023 Marca de Carro

Em sua estreia na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, a categoria Marca de Carro teve a liderança dividida pelas marcas Chevrolet, Volkswagen e Fiat. Quando perguntados qual a primeira marca vem à cabeça quando se fala em carro, 20,1% dos entrevistados responderam Chevrolet, 19,3% falaram Volkswagen e 18,7% disseram Fiat.


O resultado é configurado como empate técnico, considerando a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.


A Chevrolet começou em 1911 quando a General Motors (GM) convidou o piloto Louis Chevrolet para comandar um dos protótipos produzidos para as pistas. William C. Durant, fundador da GM, se associou, então, ao piloto e engenheiro, e fundou a marca Chevrolet.


As primeiras fábricas da montadora tiveram sede em Nova York e Michigan, nos Estados Unidos. Em 1925, em São Paulo, foi criada a primeira fábrica brasileira da montadora, e dois anos depois já estava instalada a segunda fábrica da Chevrolet no Brasil, em São Caetano do Sul (SP).


Já a história da Volkswagen teve início na década de 1930, na Alemanha, com o lançamento do conhecido Fusca. Com presença em mais de 150 países, atualmente a companhia está em diversos continentes do mundo e, ao longo dos anos, a montadora se destacou com inúmeros veículos, como Golf, Gol, Jetta, Santana, Passat, Corrado, Caddy, Sharan, Fox e tantos outros.


A Fiat, por sua vez, nasceu na Itália em 1899 e chegou ao Brasil em 1976. Três fábricas produzem atualmente os modelos da marca na América do Sul localizadas em Betim (MG), Goiana (PE) e Córdoba (Argentina).


A história da montadora no Brasil começou em 1976, quando foi inaugurada a fábrica de Betim. Atualmente, a montadora possui unidades produtivas em cerca de 30 países. O vice-presidente sênior da Fiat para América do Sul, Herlander Zola, acredita que estar na mente das pessoas significa que a Fiat é uma marca que faz parte da vida dos cearenses. De acordo com ele, “a possibilidade de conhecer em detalhes o consumidor em cada região do País, saber as diferenças dos clientes mercado a mercado, nos permite planejar melhor nossa atuação regional.”


O executivo afirma que “há três anos a Fiat desenvolveu seu reposicionamento, que envolveu diversas áreas ligadas a clientes, concessionários e parceiros, começando em 2020 efetivamente seu rebranding.” Zola explica que esse movimento passou por três pilares fundamentais: novos produtos e tecnologias, experiência do consumidor e comunicação. “Esta renovação já é visível nos nossos últimos lançamentos o Fiat Pulse, a Nova Strada, Toro, Argo, Cronos e nas concessionárias com novos padrões de excelência.”


Segmentando os resultados, a Chevrolet destaca-se entre os que ganham de 5 a 10 salários mínimos (25,6%), enquanto Volkswagen e Fiat ficam dentro da média em todos os segmentos pesquisados.


Nas classes A e B, a Chevrolet alcança o percentual de 21,5%, ao passo que Volkswagen e Fiat atingem 19% e 15,9%, respectivamente. Outras marcas lembradas pelo público geral foram: Toyota (9,2%), Ford (7,9%), Hyundai (2,4%), Renault (2%), Jeep (1,6%), Honda e Peugeot (1,2%, cada), entre outras.


O índice dos que não sabem ou não se lembram de nenhuma marca de carro foi de 10,7%. Quando é observado apenas o público das classes A e B, o total dos que não souberam ou não lembraram foi 6%.