Farmácia

gráfico top of mind 2022-2023 - Farmácia

A Pague Menos é, mais uma vez, a marca mais lembrada na categoria Farmácia na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind. Nesta nova edição, 2022-2023, a marca obteve 69,9% das menções (76,2% no levantamento anterior, 2021-2022). A Pague Menos também recebe destaque entre os mais escolarizados, com 78,1% das menções. Quando a pesquisa foi realizada pela primeira vez, em 2002, quando ainda era denominada “Marcas do Ceará”, a Pague Menos, também foi vencedora, quando obteve 74% de recall.


Terceira maior rede de farmácias do País e líder de mercado no Norte e Nordeste, as Farmácias Pague Menos somam 1.169 unidades em mais de 340 municípios, com cerca de 20 mil colaboradores. A empresa foi fundada em 1981 e é a primeira rede de varejo farmacêutico a estar presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. “Consideramos que este resultado é uma consequência da estratégia que adotamos de colocar o consumidor no centro das decisões. Para isso, buscamos oferecer sempre a melhor experiência durante toda a jornada de consumo, trabalhando continuamente na melhoria desse processo até a entrega do item desejado”, avalia Jaqueline Ventura, gerente-executiva de marketing da empresa.


A porta-voz também destaca a adoção de diferentes frentes de trabalho para consolidar a marca e a construção de um relacionamento próximo ao público como estratégias da Pague Menos. “Para ampliar continuamente os canais de comunicação com esse target, utilizamos diversos meios, tanto no off-line quanto no on-line, para veicular campanhas institucionais ou promocionais específicas em revistas digitais ou impressas, emissoras de rádio e televisão e, até mesmo, em carros de som. Além da produção de conteúdo qualificado e com linguagem direcionada para as nossas redes sociais, como Facebook, Instagram e YouTube – que é um dos maiores canais do mercado farmacêutico ao somar mais de 36 milhões de visualizações nos conteúdos compartilhados”, explica Ventura.


Ainda no ranking da categoria Farmácia, com índices mais baixos, aparecem: Drogasil (4,5%), Extrafarma (3,4%), Dose Certa (2%), Aldesul, Central (1,2%, cada) e Provida (1%), entre outras marcas de farmácias menos lembradas. Não sabem ou não se lembram de nenhuma marca de farmácia são 2,3% dos entrevistados, índice próximo aos 2% registrados no levantamento passado.


Já no recorte para as classes A e B, a Pague Menos alcança mais uma conquista, com 76,3% das menções, e é seguida pela Drogasil, com 6%, Extrafarma, com 3,5%, Provida, com 2%, Farmácia do Trabalhador, Dose Certa e Central, com 1,4%, cada, e demais marcas com índices menores de lembrança.


Em maio de 2022, a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deu o aval para a Pague Menos concluir a compra da Extrafarma.