Aguardente

gráfico top of mind 2022-2023 - aguardente

A vencedora da categoria Aguardente da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2022-2023 foi a Ypióca, com a citação dos 56,6% dos respondentes. Trata-se da 15ª vez em que a vitória foi alcançada, incluindo a edição de 2002, quando era denominada “Marcas do Ceará”. Na edição anterior, 2021-2022, a marca havia atingido 63,6% de recall. Contudo, houve uma queda importante no desempenho: sete pontos percentuais.


No recorte das classes A e B da edição 2022-2023, a marca também alcançou 64,9%, se mantendo na liderança. A Ypióca foi fundada em 1846 no Ceará e, atualmente, faz parte da multinacional britânica Diageo e possui rótulos clássicos e premium. “Com mais de 175 anos, a marca de cachaça mais antiga do Brasil segue aprendendo a se reinventar e vem se engajando para ajudar a comunidade em meio ao momento de grande dificuldade que estamos enfrentando.


Nesse cenário, Ypióca prossegue firme como uma marca essencialmente cearense, ligada à cultura e à história marcante do povo dessa terra e sempre busca enaltecer o quanto preservar as suas raízes é importante para a identidade da marca”, afirma Barbara Carvalho, gerente de marketing de cachaça da Diageo.


O artesanato em palha de carnaúba está presente no revestimento de garrafas. A Ypióca está no universo digital por meio das redes sociais e de parcerias com influenciadores locais. A marca aposta nas bebidas chamadas de “ready to drink”, tendência de consumo de bebidas prontas que se expandiu durante a pandemia, como a Ypióca Guaraná.


A empresa também usa suas plataformas e redes sociais para promover, segundo ela, o consumo responsável. A marca obteve o índice de 67,7% entre os mais escolarizados e é mais lembrada entre os homens com 65,6%. Entre as outras marcas que também foram lembradas na pesquisa temos: Colonial, com 3,4%, Pitú, com 2,6%, 51, com 2,4%, Sapupara, com 1,6%, entre outras com índices mais baixos.


A parcela que não soube informar o nome de nenhuma marca de aguardente aumentou em relação ao levantamento anterior, que era de 18,8%. Atingindo o índice de 26,2% no período atual, essa parcela corresponde a um quarto do total de pessoas entrevistadas para conseguir os dados da pesquisa.