Compras na Internet

Mercado Livre vence na estreia da categoria Compras na Internet, na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind. A marca recebeu, nesta edição 2021-2022, 21,3% das menções espontâneas. Entre os homens e entre os mais ricos, os índices sobem para 30,8% e 31,7%, respectivamente.


Em seguida, aparecem as marcas Americanas.com (14,4%), Magalu (8,4%), Amazon (8,4%), Shopper (3,2%), OLX (3,1%), Mercado Pago (1,8%) e iFood (1,8%). Um quinto dos entrevistados (19,6%) não soube informar o nome de nenhuma marca. O índice sobe entre os mais velhos (31,3%) e entre os que não trabalham (31,2%). Em tempo: Amazon instalou um Centro de Distribuição na Região Metropolitana de Fortaleza.


Fundado em 1999 e presente em 18 países, o Mercado Livre declara ser a única empresa da América Latina entre as top 10 Melhores Empresas para Trabalhar no Mundo 2020, segundo a pesquisa realizada pelo Great Place to Work (GPTW) Institute. A empresa atua, além da plataforma de e-commerce e da fintech Mercado Pago, com as áreas de negócios: Mercado Envios, Mercado Livre VIS (Veículos, Imóveis e Serviços), Mercado Ads e Mercado Shops. O mercadolivre.com soma 69,8 milhões de usuários ativos e mais de 12 milhões de vendedores.


“Acreditamos que fornecer uma ótima jornada de compra, associada ao sortimento mais completo, fideliza os consumidores, gerando crescimento para o marketplace. Os compradores não realizam pedidos só pela necessidade, mas por escolha”, comenta a diretora regional de branding do Mercado Livre, Thais Nicolau, sobre o bom resultado da marca. Além disso, o Mercado Livre está presente na internet, em todas as principais mídias digitais e redes sociais. “Também adotamos campanhas para a televisão e investimos em mídias OOH (Out of Home) que atingem nosso target fora da internet, trazendo a marca para o dia a dia e vivência dos clientes”, conclui.


A primeira Lojas Americanas foi inaugurada em 1929, em Niterói (RJ). Atualmente, a marca utiliza o slogan “Tudo. A toda hora. Em qualquer lugar”. A companhia informa que “ao longo dos anos, a Americanas investiu em um portfólio diversificado de produtos e serviços com qualidade e preços justos, em inovações tecnológicas e na aceleração constante da frente de O2O (on-line to off-line)”.


A marca também atua por meio de estratégia ESG, sigla em inglês para “Environmental, Social and Governance” (ambiental, social e governança, em português), com projetos para a promoção da educação, esporte, cultura e para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Além disso, a Americanas tem investido em programas de entretenimento “como as duas últimas edições do Big Brother Brasil (BBB) e The Voice Brasil 2020, e também na próxima edição do programa A Fazenda. Estes são alguns exemplos de super oportunidades da marca se conectar com os milhões de brasileiros por meio do entretenimento”. A Americanas não indicou um porta-voz a ser identificado nas respostas enviadas ao Anuário do Ceará.


No recorte das classes A e B, as marcas que foram mais lembradas foram Mercado Livre (25,7%) e Americanas.com (22,3%), o que representa um empate técnico, visto que a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Em seguida aparecem Amazon (14,6%) e Magazine Luiza (10,1%).