Anuário Datafolha Top of Mind

Anuário Datafolha Top of Mind 2016

Shopping Center

Pesquisa publicada no Anuário do Ceará 2016-2017

Segmento Shopping Center

shopping-center-total-

Desde a primeira edição da pesquisa encomendada pelo Anuário ao Datafolha, quando o nome era Marcas do Ceará, em 2002, o Iguatemi é o shopping mais lembrado do Ceará e está no topo do ranking. Este ano, obteve 36,6% das lembranças dos entrevistados. Na colocação seguinte está o Shopping Parangaba, que passou de 8,8%, no ano passado, para 12% das citações dos entrevistados.

A marca é seguida de North Shopping Jóquei (que subiu de 3,2% para 10,8%), North Shopping (7,8%), RioMar (o empreendimento foi inaugurado em 2014 e tem 7% de recall), Benfica (6,8%), North Shopping Bezerra (6,6%), Via Sul (3,6%) e Del Paseo (1,2%), entre outros que ficaram com índices inferiores a 1% cada. A taxa das pessoas que não souberam responder passou de 2,5% para 3,8%. As citações de North Shopping e North Shopping Bezerra provavelmente estão direcionadas ao mesmo equipamento. As menções a North Shopping, se computadas sem distinção, conferem à marca 14,4%, dando empate técnico com o Shopping Parangaba na segunda posição do ranking.

No Ceará, os shoppings da rede Ancar Ivanhoe são North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping.

Após a inauguração da sexta expansão do Shopping Iguatemi, o equipamento passou a ter 450 lojas, em uma área construída de 238.103 metros quadrados, além de 12 salas de cinema UCI Kinoplex e 6,7 mil vagas de estacionamento. “Conseguimos manter lojas funcionando há 34 anos e, ao mesmo tempo, estamos constantemente trazendo novas marcas, para atingir a maior diversidade possível de público”, considera o superintendente do Shopping Iguatemi Fortaleza, Wellington Oliveira.

Já o Shopping Parangaba é mais novo no mercado, tendo sido inaugurado em 26 de novembro de 2013. Atualmente, possui cerca de 230 lojas, sete lojas-âncora, seis salas de cinema UCI e uma praça de alimentação com 1,3 mil lugares. É o único do Ceará com acesso a diferentes modais de transporte público, já que é interligado ao terminal de ônibus do bairro homônimo e às estações do metrô e do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). São ofertadas 1.300 vagas de estacionamento.