Representação Parlamentar

Senadores

EUNÍCIO OLIVEIRA

No fim de janeiro de 2015, Eunício foi reconduzido ao posto de líder do PMDB no Senado Federal, onde seguirá por dois anos à frente da maior bancada partidária na Casa. Em 2014, foi candidato ao Governo do Ceará, chegou ao segundo turno, mas foi derrotado por Camilo Santana (PT). Nas eleições de 2010 para o Senado, foi o candidato mais votado no Ceará. Eleito em uma dobradinha com José Pimentel (PT), na aliança que reelegeu Cid Gomes (PDT) ao governo cearense, teve como cabo eleitoral o ex-presidente Lula (PT), que entrou na disputa em prol de aliados que facilitassem a vida de sua sucessora, Dilma Rousseff (PT), no Senado. Articulador político de destaque, possui ampla rede de relações nos altos escalões de Brasília, tendo exercido o cargo de ministro das Comunicações do governo Lula. No Ceará, também possui um grupo de prefeitos que lhe é fiel. Foi um dos principais aliados de Cid Gomes na sua eleição em 2006 e na reeleição em 2010. É empresário e proprietário de empresas de segurança, transporte de valores, limpeza e conservação, que prestam serviços a órgãos públicos e privados, inclusive em Brasília.

 

Partido: PMDB
Aniversário: 30/9
Mandatos: 1 (2011-2018)
Autoidentificação ideológica: centro
Prioridades na atuação parlamentar: “buscar investimentos e obras estruturantes para o Ceará, incentivar a geração de emprego, capacitação de mão de obra, melhores condições aos pequenos agricultores e ampliação das políticas sociais por meio da inclusão digital.”
Grau de instrução: superior
Profissões: empresário e agropecuarista
Domicílio eleitoral: Fortaleza
Votos na última eleição: 2.688.833
Gabinete: 17º andar
Telefone: (61) 3303 6245
E-mail: eunicio.oliveira@senador.leg.br
Site: www.eunicio.com.br
Comissões Permanentes: Constituição, Justiça e Cidadania (titular); Assuntos Econômicos (suplente); de Assuntos Sociais (suplente); Mista de Controle das Atividades de Inteligência (titular); CPI do Futebol – 2015 (suplente); Comissão Representativa do Congresso Nacional (titular); Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes (titular); Procuradoria Parlamentar (titular).

JOSÉ PIMENTEL

Exerceu a liderança do governo no Congresso Nacional até setembro de 2011. Em março de 2015, foi escolhido vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no colegiado do biênio 2015-2016. Quase todas as propostas em análise no Senado passam pela Comissão, que é considerada uma das mais importantes da Casa. Uma das atribuições dos integrantes é a de opinar sobre a constitucionalidade e juridicidade das propostas que chegam. Pimentel foi eleito para o Senado na mesma coligação que elegeu o senador Eunício Oliveira (PMDB) e o ex-governador Cid Gomes (PDT). À época das eleições, teve de esperar a resolução de alguns impasses para que sua candidatura deslanchasse. Primeiro, a disputa entre seu partido e o PSDB por espaço na coligação do governador, que culminou na candidatura própria dos tucanos ao Governo. E, posteriormente, a decisão sobre a quantidade de vagas que caberia ao PT e ao PMDB na aliança, já que ambos queriam vice-governadoria e Senado. Pimentel é um dos cearenses de maior influência em Brasília. Foi ministro da Previdência Social entre 2008 e 2010, relator da reforma da Previdência em 2003 e tesoureiro nacional do PT no auge da crise do partido. Com quatro mandatos como deputado federal, também atuou como relator-geral do Orçamento de 2008, posto cobiçado no Congresso. No PT, integra a Tendência Articulação de Esquerda, a mesma do ex-presidente Lula.

 

Partido: PT
Aniversário: 16/10
Mandatos: 1 (2011-2018)
Autoidentificação ideológica: esquerda
Prioridades na atuação parlamentar: “trabalhar pelo desenvolvimento contínuo e sustentável do Ceará, do Nordeste e do Brasil, sempre com inclusão social.”
Grau de instrução: superior
Profissões: bancário e advogado
Domicílio eleitoral: Fortaleza
Votos na última eleição: 2.397.851
Gabinete: 23º andar
Telefone: (61) 3303 6390 / 6391
E-mail: jose.pimentel@senador.leg.br
Site: www.josepimentel.com.br
Comissões permanentes: Constituição, Justiça e Cidadania (titular); de Desenvolvimento Regional e Turismo (titular); de Ética e Decoro Parlamentar (titular); de Serviços de Infraestrutura (suplente); de Relações Exteriores e Defesa Nacional (suplente); Comissão Temporária para Acompanhamento das Obras de Transposição e Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (suplente); de Assuntos Econômicos (suplente); de Assuntos Sociais (suplente).

TASSO JEREISSATI

Depois de quatro anos afastado da política cearense, Tasso volta ao circuito e assume cadeira na bancada cearense do Congresso Nacional. Foi eleito para o Senado, em 2014, com 58,09% dos votos válidos, ante os 39,06% obtidos por seu principal concorrente, Mauro Filho (PDT). A saída temporária de cena ocorreu após a derrota de 2010, quando José Pimentel (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) se elegeram com apoio de Lula. Já em 2014, apoiou o próprio Eunício na candidatura ao Governo do Estado. Tasso é filho do também empresário e político Carlos Jereissati, morto em 1963. O pai foi deputado federal e senador pelo Ceará, filiado ao antigo PTB. Tasso seguiu os passos de Carlos e hoje é um dos empresários mais importantes do Nordeste. Foi presidente do Centro Industrial do Ceará, conselheiro do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), membro do Conselho de Política Econômica e Social da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos. Como político, tem uma marca forte no Ceará, onde foi governador por três vezes (1987 a 1991, 1995 a 1999 e 1999 a 2002). Durante o primeiro mandato — início de sua vida política —, teve importante papel na candidatura de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Foi presidente nacional do PSDB de 1991 a 1993 e de 2005 a 2007. A primeira vez em que atuou como senador foi entre os anos de 2003 a 2011, fazendo incisiva oposição ao então presidente Lula, postura que manteve na relação com Dilma Rousseff.

 

Partido: PSDB
Aniversário: 15/12
Mandatos: 2 (2003-2011 e 2015-2023)
Autoidentificação ideológica: centro-direita
Prioridades na atuação parlamentar: intensificar a fiscalização das ações do governo. Saúde, educação e qualidade de vida para o estado do Ceará, além de geração de empregos.
Grau de instrução: superior
Profissão: empresário
Domicílio eleitoral: Fortaleza
Votos na última eleição: 2.314.796
Gabinete: 14º andar
Telefone: (61) 3303 4502 / 4503
E-mail: tasso.jereissati@senador.leg.br
Site: www.senadortasso.com.br
Comissões permanentes: de Assuntos Econômicos (titular); de Relações Exteriores e Defesa Nacional (titular); do Diploma José Ermírio de Moraes (titular); do Prêmio Jornalista Roberto Marinho de Mérito Jornalístico (titular); de Desenvolvimento Regional e Turismo (suplente).