Fortaleza

Quem é quem na prefeitura

PREFEITO

Roberto Cláudio
Aniversário: 15/8

Partido: PDT

Endereço: Palácio do Bispo – Rua São José, 1 – Centro – CEP 60060-170 – Fortaleza – CE

Telefone: (85) 3201 3702 / 3703

E-mail: roberto.claudio@gabpref
.fortaleza.ce.gov.br

Site: www.fortaleza.ce.gov.br

Fanpage: facebook.com/
prefeitorobertoclaudio

Perfil: é médico sanitarista, formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e com mestrado e PhD em Saúde Pública pela Universidade do Arizona (EUA). Nasceu em Fortaleza, no dia 15 de agosto de 1975. É casado com Carolina Bezerra e tem duas filhas. Como profissional, seu foco de atuação esteve no planejamento e na avaliação de políticas de saúde pública, especialmente no Programa Saúde da Família (PSF). Foi eleito deputado estadual em 2006, com 21.283 votos e, em seu primeiro mandato, foi vice-líder do Governo na Casa e presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior.

Na campanha eleitoral de 2010, foi reeleito deputado estadual pelo PSB, quando obteve 68.469 votos. Em 1º de fevereiro de 2011, foi eleito, por unanimidade, presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2011-2012. Em outubro de 2012, foi eleito prefeito de Fortaleza para a gestão 2013-2016. Ações com foco na mobilidade urbana foram fortalecidas em seu primeiro mandato. Criou corredores exclusivos para ônibus e táxis, além de ciclofaixas e sistema de compartilhamento de bicicletas.

Uma das marcas da sua gestão foi o investimento em planejamento, com a criação do Plano Fortaleza 2040, pelo qual definiu estratégias a serem seguidas pela Prefeitura a curto, médio e longo prazos. A agilização dos processos de análise de projetos imobiliários foi reconhecida pelo setor imobiliário. Ao aprovar a nova Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos), apostou na dinamização da atividade econômica na Cidade. Em 2016, foi reeleito para a gestão 2017-2020.

Atribuições: dirigir, fiscalizar e defender os interesses do Município; dar cumprimento às deliberações da Câmara Municipal; adotar medidas administrativas e de utilidade pública, sem exceder as verbas orçamentárias; administrar os bens municipais; representar o Município em juízo e fora dele; vetar, no todo ou em parte, os projetos de lei aprovados pela Câmara; decretar a desapropriação de bens; nomear e exonerar os auxiliares diretos; decretar a intervenção em empresas concessionárias de serviço público; celebrar convênios, acordos, contratos e outros ajustes de interesse do Município; prestar contas da aplicação dos auxílios federais ou estaduais entregues ao Município; enviar à Câmara os projetos de lei relativos ao orçamento anual e ao plano plurianual; gerenciar a arrecadação dos tributos, bem como a guarda e a aplicação da receita; convocar extraordinariamente a Câmara; contrair empréstimos, entre outras.

Primeira-dama: Carolina Bezerra
Aniversário: 29/9

CHEFIA DE GABINETE

Marcelo Pinheiro
Aniversário: 16/5
Endereço: Palácio do Bispo – Rua São José, 1 – Centro – CEP 60060-170 – Fortaleza – CE
Telefone: (85) 3201 2732 / 3733
E-mail: marcelo.pinheiro@fortaleza.ce.gov.br

Perfil: graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Foi coordenador-geral da Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE Fortaleza), assumindo posteriormente a diretoria-executiva da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje). Foi diretor da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) e do Centro Industrial do Ceará (CIC).

De 2011 a 2014, desempenhou a função de coordenador da Assessoria de Desenvolvimento Institucional da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag). Atuou também como assessor da Presidência do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad). De março de 2015 a abril de 2018, foi superintendente da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis).

Atribuições: coordenar, controlar e supervisionar as atividades desenvolvidas pela estrutura do gabinete do prefeito, entre outras.

SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO (SEGOV)

Secretário: Samuel Dias
Aniversário: 30/5
Endereço: Palácio do Bispo – Rua São José, 1 – Centro – CEP 60060-170 – Fortaleza – CE
Telefone: (85) 3201 3749
E-mail: samuel.dias@fortaleza.ce.gov.br

Perfil: engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é especialista em Engenharia do Petróleo pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e mestre em Recursos Hídricos pela Coppe-UFRJ. Atuou como consultor na elaboração, coordenação e gerenciamento de projetos de obras como o Projeto de Integração do Rio São Francisco, Cinturão das Águas do Ceará e Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Ocupou a Secretaria da Infraestrutura (Seinf) no primeiro mandato do prefeito Roberto Cláudio (PDT).

Atribuições: promover a articulação política do prefeito com os demais poderes, órgãos e entidades da administração; assessorar o prefeito nas áreas administrativa e financeira; controlar a publicação de leis, atos oficiais, convênios e contratos; auxiliar na execução de políticas públicas, além de organizar eventos oficiais, podendo firmar convênios, contratar compra de materiais e serviços, entre outras.

VICE-PREFEITO

Moroni Torgan (DEM)
Aniversário: 10/6
Endereço: Rua Joaquim Lima, 1367 – Papicu – CEP 60175-005 – Fortaleza – CE
Telefone: (85) 3452 1652 / 1653
E-mail: mbto@ldschurch.org

Perfil: segurança pública sempre foi sua principal plataforma de campanha. Assumiu o cargo de secretário da Segurança Pública do Estado do Ceará (1988-1990), no governo Tasso Jereissati. Em 1990, Moroni foi eleito deputado federal e, em 1994, vice-governador do Estado, na gestão Tasso (1995-1999). Venceu eleição para deputado federal nos mandatos 1991-1995, 1999-2003, 2003-2007 e 2015-2019. Em 2000, disputou pela primeira vez a Prefeitura de Fortaleza. Derrotado, tentou alcançar o comando da Capital nas eleições de 2004, 2008 e 2012, sem sucesso. Renunciou ao mandato de deputado federal em 2016 para assumir como vice-prefeito de Fortaleza, na segunda gestão do prefeito Roberto Cláudio (PDT).

Atribuições: substituir o prefeito, na sua ausência; promover a articulação e a cooperação com a comunidade e a melhoria do desempenho dos serviços prestados pelos órgãos e entidades que compõem a Prefeitura; apoiar o desenvolvimento das políticas emanadas do Poder Executivo Municipal, entre outras.

  • Secretarias Municipais

    CONTROLADORIA E OUVIDORIA-GERAL DO MUNICÍPIO (CGM)

    Secretária: Luciana Lobo
    Aniversário: 16/6
    Endereço: Av. Heráclito Graça, 750 – Centro – CEP 60140-060 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3452 6770
    E-mail: luciana.lobo@fortaleza.ce.gov.br

    Perfil: advogada, pós‑graduada em Direito e Processo Administrativo e mestranda em Direito e Gestão de Conflitos pela Universidade de Fortaleza (Unifor), atua na gestão pública desde 2007. Foi coordenadora jurídica e coordenadora de Atos e Publicações Oficiais da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará, também atuou na Secretaria do Turismo do Ceará, onde exerceu o cargo de secretária-executiva, e foi conselheira da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Em abril de 2018, aos 35 anos de idade, assumiu como secretária-chefe a Controladoria e Ouvidoria Geral do Município, cargo que ocupa atualmente.

    Atribuições: apoiar e orientar os órgãos da administração municipal quanto ao cumprimento dos procedimentos legais que disciplinam a execução do gasto público, assegurando o direito de acesso à informação.

    PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO (PGM)

    Procurador-geral do Município: José Leite Jucá Filho
    Aniversário: 2/3
    Endereço: Av. Santos Dumont, 5335 – 11º andar – Ed. Planalto Center – Papicu – CEP 60190-800 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3265 1613 / 1935 / 1906
    E-mail: jose.leite@fortaleza.ce.gov.br
    Site: portal.pgm.fortaleza.ce.gov.br

    Perfil: formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), tem especialização em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP/Cenex). É doutorando em Direito Público pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Foi procurador-geral da Assembleia Legislativa do Ceará, procurador-geral do estado do Ceará e assessor jurídico da Presidência da Assembleia Legislativa.

    Atribuições: defender judicialmente o Município e manter a legalidade dos atos de todos os setores da administração municipal.

    SECRETARIA MUNICIPAL DA CONSERVAÇÃO E SERVIÇOS PÚBLICOS (SCSP)

    Secretário: João Pupo
    Aniversário: 19/5
    Endereço: Av. Pontes Vieira, 2391 – Dionísio Torres – CEP 60135-237 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3472 1772 / 1861
    E-mail: joao.pupo@fortaleza.ce.gov.br / ascom.scsp@gmail.com 

    Perfil: advogado, especialista em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em Direito e Processo Tributários pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Foi procurador-geral do município de Sobral (CE), chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza e superintendente do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE).

    Atribuições: planejar, coordenar, disciplinar, executar e orientar as políticas públicas de mobilidade urbana, trânsito, transporte público urbano, limpeza urbana e iluminação pública; regular as concessões de serviços públicos; coordenar a execução das atividades pertinentes ao Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro); planejar, coordenar, controlar e monitorar as atividades de serviços urbanos do Município, zelando pelas áreas municipais.

    SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA DE FORTALEZA (SECULTFOR)

    Secretário: Gilvan Paiva
    Aniversário: 10/5
    Endereço: Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro – CEP 60160-150 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3105 1130 / 1146
    E-mail: gilvan.paiva@fortaleza.ce.gov.br / secultfor.fortaleza@gmail.com
    Site: cultura.fortaleza.ce.gov.br

    Perfil: professor e sociólogo, graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi secretário de Esporte e Juventude de Sobral (CE), secretário de Educação de Maranguape (CE), secretário do Esporte do Estado do Ceará, secretário-executivo da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará e secretário de Habitação de Fortaleza. Em janeiro de 2017, passou a integrar a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), na qual exerceu o cargo de assessor de Políticas Culturais, tornando-se secretário da pasta em 2018.

    Atribuições: formular e coordenar as políticas públicas de cultura de Fortaleza; desenvolver ações que visem à proteção da memória e do patrimônio histórico, artístico e cultural; promover programas que fomentem a formação, criação, produção e circulação das expressões culturais e artísticas; fortalecer a economia da cultura, a requalificação dos espaços públicos e o pleno exercício da cidadania.

    SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO (SME)

    Secretária: Dalila Saldanha
    Aniversário: 9/7
    Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2875 – Dionísio Torres – CEP 60170-173 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3459 5999 / 5914 / 7250
    E-mail: dalila.saldanha@sme.fortaleza.ce.gov.br
    Site: educacao.fortaleza.ce.gov.br

    Perfil: mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e em Educação Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); bacharel em Ciências Contábeis e licenciada em Matemática pela UVA. Desde 1998, é professora de Matemática da rede estadual de ensino do estado do Ceará, exercendo o cargo de secretária-executiva da Educação do Ceará desde julho de 2014. Ocupou o cargo de coordenadora administrativa e gerente de projetos na Secretaria Estadual da Educação (Seduc), além de coordenadora pedagógica e docente em unidades escolares da rede estadual. Desde 2017 ocupa o cargo de secretária da Educação de Fortaleza.

    Atribuições: promover a formulação e execução de diretrizes e políticas públicas educacionais; propiciar as condições necessárias ao desenvolvimento do ensino no âmbito da obrigatoriedade legal do Município, entre outras.

    SECRETARIA MUNICIPAL DA INFRAESTRUTURA (SEINF)

    Secretária: Manuela Nogueira
    Aniversário: 20/1
    Endereço: Av. Deputado Paulino Rocha, 1343 – Cajazeiras – CEP 60864-311 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3105 1079 / 1080
    E-mail: manuela.nogueira@fortaleza.ce.gov.br
    Site: infraestrutura.fortaleza.ce.gov.br

    Perfil: engenheira civil, graduada pela Universidade de Fortaleza (Unifor), possui três cursos de pós-graduação: especialização em Construção Civil, Tecnologia e Qualidade da Construção pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); em Gestão de Obras e Engenharia pela Unifor; em Avaliações e Perícias de Engenharia pelo Instituto de Pós-graduação e Graduação (Ipog). É a única mulher cearense a participar do Columbia Women’s Leadership Network Program, curso realizado pela Columbia University, a fim de criar uma rede de mulheres que contribuem para a transformação do serviço público no Brasil.

    Atribuições: elaborar, executar e fiscalizar obras públicas, de serviços de equipamentos de edificações e infraestrutura urbana; controlar a elaboração e implementação de projetos na área de engenharia civil, envolvendo os processos de construção, abrangendo, além de escolas, creches e hospitais, a execução de estradas e novas vias de acesso ao Município, entre outras.

    SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE (SMS)

    Secretária: Joana Maciel
    Aniversário: 1º/5
    Endereço: Rua do Rosário, 283 – Centro – CEP 60055-090 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3105 1432 / 3452 1786
    E-mail: comunicacao@sms.fortaleza.ce.gov.br

    Perfil: médica formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com residência pediátrica no Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) e especialização na mesma área pela Sociedade Brasileira de Pediatria – Associação Médica Brasileira (SBP-AMB). É mestra em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Tem especialização em Gestão Hospitalar e de Organizações de Saúde pela UFC e em Gestão de Emergências do SUS pelo Hospital Sírio-Libanês. Foi diretora clínica do Hospital Infantil Albert Sabin por seis anos, coordenadora do Programa Saúde da Família de Fortaleza, e, durante quatro anos, atuou como superintendente-adjunta do Instituto Doutor José Frota (IJF). Responde pela SMS desde 2017.

    Atribuições: formular e gerir políticas públicas de saúde para atender às necessidades da população do município de Fortaleza; assegurar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

    SECRETARIA MUNICIPAL DA SEGURANÇA CIDADÃ (SESEC)

    Secretário: Antonio Azevedo
    Aniversário: 8/10
    Endereço: Rua Padre Pedro de Alencar, 2230 – Messejana – CEP 60873-082 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3281 8398 / 8151
    E-mail: sesec@fortaleza.ce.gov.br / gabinete.sesec@gmail.com
    Site: seguranca.fortaleza.ce.gov.br

    Perfil: formado pela Academia Nacional de Polícia Federal em 1979, atuou como agente da PF entre 1980 e 2005. É graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tem curso especial de Polícia da Academia Nacional de Polícia Federal e especialização em Técnicas de Investigação – United States Departament of Justice – Drug Enforcement Administation – United States Drug Enforcement Training Staff at Academia Nacional de Polícia Federal/ BSA/ DF. Na administração municipal, foi secretário-executivo da Sesec de 2013 a 2016 e diretor geral da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza, cumulativamente de 2013 a 2015. É titular da Sesec desde janeiro de 2017.

    Atribuições: definir e coordenar a execução das políticas, diretrizes e programas de segurança cidadã, de proteção e defesa civil; mediar conflitos sociais que, por sua natureza, possam dar origem a violência e criminalidade; proteger o patrimônio público municipal; coordenar, controlar e integrar as ações da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), entre outras.

    SECRETARIA MUNICIPAL DAS FINANÇAS (SEFIN)

    Secretário: Jurandir Gurgel
    Aniversário: 14/5
    Endereço: Rua General Bezerril, 755 – Centro – CEP 60055-100 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3105 1238 / 1239
    E-mail: jurandir.gurgel@sefin.fortaleza.ce.gov.br
    Site: www.sefin.fortaleza.ce.gov.br

    Perfil: mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Jurandir Gurgel possui MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e especialização em Gestão Avançada em Finanças Públicas pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Também é especialista em Economia de Empresas (Unifor) e extensão em Programação Financeira pelo Instituto do Fundo Monetário Internacional (FMI). Atual presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf).

    Atribuições: planejar, coordenar, supervisionar, executar, controlar e avaliar as políticas financeiras e tributárias do Município, por meio da política fiscal nas suas vertentes tributária e orçamentária.

    SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (SDE)

    Secretário: Mosiah de Caldas Torgan
    Aniversário: 15/12
    Endereço: Rua Tibúrcio Cavalcante, 1233 – Aldeota – CEP 60125-045 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3105 1573 / 1519
    E-mail: gab.sde@fortaleza.ce.gov.br
    Site: desenvolvimentoeconomico.fortaleza.ce.gov.br

    Perfil: graduado em Direito pelo UniCEUB, de Brasília (DF). Com atuação na advocacia, trabalhou para a empresa Costabeber, Filippelli e Papadopol Advogados Associados, no Distrito Federal. Em 2012, assumiu no Escritório Caputo Bastos e Serra Advogados, onde atuou até dezembro de 2016. Desde 2017, é titular da SDE de Fortaleza. É filho do vice-prefeito Moroni Torgan. Em 2018, obteve 53.420 votos e não conseguiu se eleger deputado federal.

    Atribuições: implementar as ações estratégicas do desenvolvimento econômico autossustentável; gerenciar processos de promoção ao desenvolvimento e implantação de novos negócios, envolvendo iniciativas de fortalecimento do sistema produtivo formal e informal, de coordenação e execução das ações relacionadas ao trabalho e à qualificação profissional, entre outras.

    SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO HABITACIONAL DE FORTALEZA (HABITAFOR)

    Secretária: Olinda Marques
    Aniversário: 16/8
    Endereço: Rua Paula Rodrigues, 304 – Fátima – CEP 60411-270 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3488 3377 / 3376
    E-mail: gabinetehabitafor@gmail.com
    Site: habitacao.fortaleza.ce.gov.br

    Perfil: possui experiência de 12 anos como gestora pública. Foi presidente da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza, órgão criado, em 2003, na gestão do então prefeito Juraci Magalhães, titular da Secretaria Regional III, secretária-executiva e, atualmente, titular da Habitafor. Socióloga, urbanista, conselheira Nacional das Cidades, é formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi diretora-geral da ONG Cearah Periferia e coordenou por cinco anos a rede de Habitação Popular (Nuhab), vinculada ao Fórum Nacional de Reforma Urbana. É uma indicação do PC do B, pelo qual foi vereadora em Fortaleza.

    Atribuições: orientar, coordenar e supervisionar as atividades dos espaços do órgão e pela definição das políticas municipais de habitação; presidir o Conselho Municipal de Habitação Popular (Comhap); gerenciar o Fundo Municipal de Habitação, entre outras.

    SECRETARIA MUNICIPAL DO ESPORTE E LAZER (SECEL)

    Secretário: Ronaldo Martins
    Aniversário: 21/1
    Endereço: Rua Ildefonso Albano, 2050 – Aldeota – CEP 60115-125 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3105 1309 / 1348 / 3254 5848 / 5309 / 3218 6542
    E-mail: ronaldo.martins@fortaleza.ce.gov.br

    Perfil: apresentador de programa de TV, radialista, acadêmico em Direito e músico. Ingressou na vida política em 2001, quando exerceu o mandato de vereador pelo município de Caucaia (CE). Exerceu também, por três legislaturas consecutivas, o mandato de deputado estadual do Ceará (2003-2006, 2007-2010 e 2011-2014). Na Assembleia Legislativa, criou a Ouvidoria Parlamentar, onde teve a oportunidade de ser o primeiro ouvidor da Casa. Foi deputado federal no mandato 2015-2018. É pastor licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus.

    Atribuições: promover ações como a inclusão de novas modalidades; criar eventos que envolvam a comunidade esportiva; promover lazer e levar para os bairros atividades esportivas e recreativas.

    SECRETARIA MUNICIPAL DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO (SEPOG)

    Secretário: Philipe Nottingham
    Aniversário: 30/6
    Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2875 – Dionísio Torres – CEP 60170-173 – Fortaleza – CE
    Telefone / Fax: (85) 3433 3626 / 3644
    E-mail: philipe@fortaleza.ce.gov.br
    Site: planejamento.fortaleza.ce.gov.br 

    Perfil: é engenheiro agrônomo e mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especializou-se em Gestão, com foco no setor público. Assumiu a Sepog, vindo da Secretaria do Planejamento do Estado (Seplag), onde era secretário-adjunto desde 2011. Entrou na Seplag em 1991, como técnico em Planejamento, foi coordenador do Grupo de Trabalho Interinstitucional do Castanhão, gerente setorial e coordenador de Planejamento, Orçamento e Gestão. Presidiu a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), em 2004 e 2005.

    Atribuições: coordenar os processos de planejamento, orçamento e gestão no âmbito da Administração Municipal; elaborar e promover a gestão dos instrumentos de planejamento do Governo Municipal (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual); apoiar a formulação de indicadores para o sistema de gestão por resultados e o monitoramento dos programas estratégicos municipais, entre outras.

    SECRETARIA MUNICIPAL DO TURISMO DE FORTALEZA (SETFOR)

    Secretário: Alexandre Pereira
    Aniversário: 18/7
    Endereço: Estoril – Rua dos Tabajaras, 397 – Praia de Iracema – CEP 60060-510 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3105 1535 / 1513 / 3101 1965
    E-mail: alexandre.pereira@fortaleza.ce.gov.br
    Site: turismo.fortaleza.ce.gov.br

    Perfil: graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), é pós-graduado em Gestão Estratégica pelo Instituto Europeu de Administração e Negócios (Insead), na França, pós-graduado em Gestão Pública e Privada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-graduado em Gestão Pública pela Fundação Dom Cabral (FDC-MG). Empresário do setor de alimentos e serviços há 30 anos. Foi secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, ex-presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), ex-presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Ceará (Sindpan-CE) e presidente do conselho gestor das Parcerias Públicas Privadas (PPP) da Prefeitura de Fortaleza.

    Atribuições: planejar, promover e desenvolver a atividade turística do Município; incrementar as potencialidades socioeconômicas e de lazer.

    SECRETARIA MUNICIPAL DO URBANISMO E MEIO AMBIENTE (SEUMA)

    Secretária: Águeda Muniz
    Aniversário: 6/7
    Endereço: Av. Deputado Paulino Rocha, 1343 – Cajazeiras – CEP 60864-311 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3452 6903
    E-mail: agueda.muniz@fortaleza.ce.gov.br
    Site: urbanismoemeioambiente.fortaleza.ce.gov.br

    Perfil: graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), trabalhou na elaboração e coordenação de planos diretores municipais, planos de desenvolvimento regional, planos de governo e no gerenciamento de programas financiados por agências de fomento internacionais. Tem especialização em Finanças e Gestão Pública pela UFC, mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRN, ambos voltados para Urbanização e Políticas Públicas. Está à frente da Seuma desde 2013.

    Atribuições: definir as políticas públicas, o planejamento, o ordenamento e o controle dos ambientes natural e construído em Fortaleza; elaborar, coordenar, executar e monitorar as políticas e diretrizes relativas ao urbanismo e ao meio ambiente, bem como a sua implementação; chancelar a emissão de licenciamento, alvarás, autorizações, declarações e certidões emitidos para os empreendimentos de Fortaleza, entre outras.

    SECRETARIA MUNICIPAL DOS DIREITOS HUMANOS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL (SDHDS)

    Secretário: Elpídio Nogueira
    Aniversário: 30/7
    Endereço: Rua Padre Pedro de Alencar, 2230 – Messejana – CEP 60873-082 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3105 3708 / 3445 / 3487 8395
    E-mail: elpidio.nogueira@fortaleza.ce.gov.br
    Site: desenvolvimentosocial.fortaleza.ce.gov

    Perfil: formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é especialista em Ginecologia e Obstetrícia e atua como médico da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Fortaleza há mais de 20 anos. Foi diretor-geral do Hospital Distrital Gonzaga Mota Barra do Ceará, instrutor internacional da Cruz Vermelha em CPR e presidente da Associação Atlética do Banco do Estado do Ceará (AABEC). Também foi titular da Secretaria Regional VI e da Secretaria Municipal do Turismo. Em 2016, foi eleito para o seu 6º mandato na Câmara Municipal de Fortaleza.

    Atribuições: promover, garantir, valorizar e difundir os direitos humanos e sociais da população; executar políticas públicas para idosos, população LGBT, negros, mulheres, pessoas com deficiência, segurança alimentar, assistência social, com destaque para a população em situação de rua.

  • Secretários Regionais

    SECRETARIA REGIONAL DO CENTRO (SERCEFOR)

    Secretário: Adail Fontenele
    Aniversário: 21/11
    Endereço: Rua Major Facundo, 907 – Centro – CEP 60025-100 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3252 3081
    E-mail: adail.fontenele@fortaleza.ce.gov.br

    Perfil: engenheiro civil, com pós-graduação em Engenharia de Recursos Hídricos/Saneamento pela Universidade de Fortaleza (Unifor); bacharel em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Foi presidente da Empresa de Urbanização de Fortaleza (Emurf), diretor do Departamento de Limpeza Pública de Fortaleza, presidente da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado do Ceará, secretário de Transportes, Energia, Comunicação e Obras do Estado do Ceará, diretor-geral da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, secretário da Infraestrutura do Estado do Ceará e coordenador especial de Articulação das Secretarias Regionais da Prefeitura de Fortaleza.

    Atribuições: operacionalizar serviços urbanos que impactam na qualidade de vida dos cidadãos; identificar e articular o atendimento às necessidades e demandas da população; promover o desenvolvimento urbano, ambiental e social. Atua no Centro da Capital, um trecho da Praia de Iracema e da Jacarecanga, e o bairro Moura Brasil.

    SECRETARIA REGIONAL I

    Secretário: Rennys Frota
    Aniversário: 14/8
    Endereço: Rua Dom Jerônimo, 20 – Farias Brito – CEP 60011-170 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3433 6894
    E-mail: rennys.frota@fortaleza.ce.gov.br

    Perfil: é advogado, graduado pela Universidade de Fortaleza (Unifor), e tem pós-graduação, pela mesma instituição, em Gerenciamento de Projetos. Foi diretor de Gestão Corporativa e de Inovação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Assumiu a presidência da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e foi assessor especial da Vice-Governadoria do Estado do Ceará. Foi secretário-executivo da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), titular da Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (SRH), presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

    Atribuições: executar as políticas públicas definidas pelo Poder Executivo Municipal e prestar serviços às comunidades. Atua nos bairros Álvaro Weyne, Barra do Ceará, Carlito Pamplona, Cristo Redentor, Ellery, Farias Brito, Floresta, Jacarecanga, Jardim Guanabara, Jardim Iracema, Monte Castelo, Moura Brasil, Pirambu, São Gerardo e Vila Velha.

    SECRETARIA REGIONAL II

    Secretário: Ferruccio Feitosa
    Aniversário: 7/8
    Endereço: Rua Professor Juraci Mendes de Oliveira, 1 – Edson Queiroz – CEP 60811-450 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3241 4755
    E-mail: ferruccio.feitosa@fortaleza.ce.gov.br

    Perfil: advogado, formado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Foi secretário do Esporte do Estado do Ceará, de janeiro de 2007 a dezembro de 2010. Foi secretário especial da Copa, de janeiro de 2011 até dezembro de 2014, quando foi responsável pela execução da obra de reforma e construção da Arena Castelão. Segundo ele, o estádio mais barato das últimas quatro copas, inaugurado antes do prazo, sem qualquer aditivo de valor. No ano de 2015, ocupou a Presidência da Agência de Desenvolvimento do Estado Ceará (Adece).

    Atribuições: executar as políticas públicas definidas pelo Poder Executivo Municipal; prestar serviços e acolher as demandas da comunidade. Atua nos bairros: Aldeota, Cais do Porto, Cidade 2000, Cocó, De Lourdes, Dionísio Torres, Engenheiro Luciano Cavalcante, Guararapes, Joaquim Távora, Manuel Dias Branco, Meireles, Mucuripe, Papicu, Praia de Iracema, Praia do Futuro I e II, Salinas, São João do Tauape, Varjota e Vicente Pinzon.

    SECRETARIA REGIONAL III

    Secretária: Mara Jéssyka Bulcão Pires
    Aniversário: 8/7
    Endereço: Av. Jovita Feitosa, 1264 – Parquelândia – CEP 60455-411 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3433 2501
    E-mail: mara.pires@fortaleza.ce.gov.br

    Perfil: é formada em Administração pela Universidade Paulista (Unip). Atuou como assessora parlamentar, de 2010 a 2016, e exerceu o cargo de coordenadora de conservação da Secretaria Regional III, de janeiro de 2017 a janeiro de 2019. Desde 17 de junho de 2019, é titular da Regional III.

    Atribuições: executar as políticas públicas definidas pelo Poder Executivo Municipal e prestar serviços às comunidades. Atua nos bairros Amadeu Furtado, Antônio Bezerra, Autran Nunes, Bela Vista, Bonsucesso, Dom Lustosa, Henrique Jorge, João XXIII, Jóquei Clube, Olavo Oliveira, Padre Andrade, Parque Araxá, Parquelândia, Pici, Presidente Kennedy, Quintino Cunha e Rodolfo Teófilo.

    SECRETARIA REGIONAL IV

    Secretário: Francisco Sales
    Aniversário: 20/7
    Endereço: Av. Dr. Silas Munguba, 3770 – Serrinha – CEP 60740-010 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3433 2819 / 2861 / 2862
    E-mail: fcosales.oliveira@fortaleza.ce.gov.br

    Perfil: bacharel em Direito com pós-graduação em Criminologia e Direitos Penitenciário e Constitucional. Delegado aposentado da Polícia Civil do Ceará. Foi diretor técnico e de Trânsito da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), ocupou os cargos de secretário-adjunto de Segurança Pública do Ceará, secretário-geral da vice-governadoria, corregedor‑geral de Segurança Pública do Ceará, chefe de gabinete do vice-governador e secretário da Pesca e Aquicultura. Atuou também como professor universitário e secretário da Regional I.

    Atribuições: executar as políticas públicas definidas pelo Poder Executivo Municipal e prestar serviços às comunidades. Atua nos bairros Aeroporto, Benfica, Bom Futuro, Couto Fernandes, Damas, Demócrito Rocha, Dendê, Fátima, Itaoca, Itaperi, Jardim América, José Bonifácio, Montese, Panamericano, Parangaba, Parreão, Serrinha, Vila Pery e Vila União.

    SECRETARIA REGIONAL V

    Secretário: Ronaldo Nogueira
    Aniversário: 12/11
    Endereço: Av. Augusto dos Anjos, 2466 – Bonsucesso – CEP 60542-164 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3433 2919
    E-mail: ronaldo.rocha@fortaleza.ce.gov.br

    Perfil: geólogo formado pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com especialização em Educação e Segurança do Trânsito e Engenharia Rodoviária. É servidor público do Departamento Estadual de Rodovias (DER). Foi diretor de registro do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), onde também atuou como coordenador de operações. Foi superintendente da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), presidente da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) e superintendente da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (URBFor).

    Atribuições: executar as políticas públicas definidas pelo Poder Executivo Municipal e prestar serviços às comunidades. Atua nos bairros Aracapé, Bom Jardim, Canindezinho, Conjunto Ceará I e II, Conjunto Esperança, Genibaú, Granja Lisboa, Granja Portugal, Jardim Cearense, Maraponga, Mondubim, Parque Santa Rosa, Parque São José, Planalto Ayrton Senna, Prefeito José Walter, Presidente Vargas, Siqueira e Vila Manoel Sátiro.

    SECRETARIA REGIONAL VI

    Secretária: Darlene Braga
    Aniversário: 22/1
    Endereço: Rua Padre Pedro de Alencar, 789 – Messejana – CEP 60840-280 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3488 3183
    E-mail: darlenebraga@terra.com.br

    Perfil: bacharela em Direito, mestra e doutora em Direito Constitucional e Relações Privadas, todas pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Atuou na coordenação jurídica da Secretaria Regional VI da Prefeitura de Fortaleza em 2017 e 2018. Foi conselheira estadual e presidente de Comissão na Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), além de integrar a Comissão de Mediação do Conselho Federal da OAB. Leciona no mestrado profissional em Direito e Gestão de Conflitos da Unifor, desde 2015.

    Atribuições: promover a articulação da rede de serviços públicos disponíveis para o cidadão de modo a potencializar seus resultados e impactos para a qualidade de vida, entre outras. Atua nos bairros Aerolândia, Alto da Balança, Ancuri, Barroso, Boa Vista, Cajazeiras, Cambeba, Cidade dos Funcionários, Coaçu, Conjunto Palmeiras, Curió, Dias Macedo, Edson Queiroz, Guajeru, Jangurussu, Jardim das Oliveiras, José de Alencar, Lagoa Redonda, Messejana, Parque Dois Irmãos, Parque Iracema, Parque Manibura, Parque Santa Maria, Passaré, Paupina, Pedras, Sabiaguaba, São Bento e Sapiranga.