Especial - O POVO 90 anos

Especial

Populares: Negócios com Conteúdo

Crédito: Carlus Campos
POPULARES
Uma decisão estratégica do O POVO se tornou um case nacional, já apresentado em Webinário da Associação Nacional de Jornais (ANJ): os Populares passaram a publicar conteúdo editorial

A marca Populares é tão consolidada no mercado quanto a do próprio jornal. Os anúncios classificados, que popularizaram a forma de anunciar no jornal impresso, começaram a circular encartados no O POVO em 1938. Acompanhando o percurso do próprio jornal, o serviço também evoluiu ao longo dos seus 80 anos de publicação, mas atinge o seu auge agora.

Desde 2014, os Populares passam por uma série de modificações que começaram com a extensão na plataforma digital. Se antes os consumidores só teriam acesso ao serviço na versão impressa, a partir daquele ano puderam encontrar o que procuravam em páginas da web. A mudança também conseguiu alcançar os anunciantes, que ampliavam a exposição da sua marca.

“Iniciamos um verdadeiro reposicionamento da marca. Lançamos nova identidade, ficamos mais modernos, reformulamos a parte gráfica, mas precisávamos ir além”, complementa o gerente comercial dos Populares, Lucas Dorini. Acompanhando as mudanças empreendidas pelo redesenho do O POVO, o serviço também apresentou uma nova forma de anunciar e de consumir os anúncios.

A ESTRATÉGIA PARA O
POPULARES, O CADERNO DE
CLASSIFICADOS, DE EDITAR
CONTEÚDOS EDITORIAIS
AFINS DAS OFERTAS, VIROU
CASE NACIONAL

A partir de janeiro de 2018, o caderno de anúncios de linha passou a se atrelar também ao conteúdo editorial especializado produzido pelo O POVO. Além da publicação diária com anúncios diversos, outros três produtos segmentados passaram a ser publicados aliando conteúdo editorial e os anúncios.

Isto foi proporcionado após a ampliação do Núcleo de Negócios. O setor, desde o redesenho do jornal, absorveu a produção de conteúdo com foco nos segmentos de automóveis, imóveis e carreiras, associando-os à marca Populares. Os cadernos POPVeículos, POPImóveis e POPEmpregos&Carreiras, além de classificados específicos para cada segmento, trazem ainda reportagens e prestação de serviço voltadas para os temas. O suplemento Populares passou a ser também um caderno de conteúdo. É nele onde O POVO publica a programação de cinema de Fortaleza.

O BPOP É UMA NOVA
FRONTEIRA COMERCIAL
COM FOCO EM PEQUENAS
E MICRO EMPRESAS QUE
OFERECE FERRAMENTAS
DE INTELIGÊNCIA
DE MERCADO

Antes disso, o setor já havia lançado o Business Populares (BPOP), um ativador de negócios criado para mapear clientes em potencial e impulsionar as vendas, com foco em micro e pequenos empresários. Opera a partir de um site próprio criado para a marca contratante. Ao contratar o serviço, a empresa passa a ter uma página virtual e a acessar informações exclusivas sobre o perfil de quem procura o serviço oferecido por ela na web.

Funciona assim: o BPOP registra informações sobre cada consumidor que acessar o site da empresa ou simplesmente ligar para o local. O sistema guarda os dados do cliente, permitindo que o empresário, entre outros benefícios, saiba de onde vem a sua demanda e quais os interesses dos consumidores.