Legislativo

Os mais influentes da Assembleia Legislativa

O atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado estadual José Sarto (PDT), foi considerado o parlamentar mais influente na Casa, na pesquisa do Anuário do Ceará deste ano. O presidente foi indicado 32 vezes pelos colegas, subindo da quinta colocação na pesquisa de 2018, quando obteve cinco votos, para ocupar o primeiro lugar do ranking

José Sarto Nogueira Moreira foi líder do governo Cid Gomes, vice-líder do governo Camilo Santana e presidiu as comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Educação e de Fiscalização e Controle na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, Júlio César Filho (PPS) foi o segundo parlamentar com mais votos, recebendo 27 indicações. Em comparação à pesquisa do ano anterior, quando recebeu dois votos, o deputado subiu seis posições. 

Com 16 indicações — oito a menos do que na pesquisa de 2018 quando ocupou o segundo lugar —, o 1º secretário da mesa diretora, Evandro Leitão (PDT), este ano ocupa a terceira posição. 

Em quarto lugar, está o deputado Elmano de Freitas (PT), com nove votos, subindo quatro posições em relação ao ano passado, quando obteve dois votos. O 1º vice-presidente da Mesa Diretora, Fernando Santana (PT), recebeu seis indicações, ficando em quinto lugar, empatado com o deputado Renato Roseno (Psol).

Com três votos cada, ocupam o sexto lugar os deputados Audic Mota (PSB), Augusta Brito (PCdoB), Heitor Férrer (Solidariedade), Sérgio Aguiar (PDT), Soldado Noelio (Pros) e Tin Gomes (PDT). Na sétima posição, com dois votos cada, ficaram empatados os deputados André Fernandes (PSL), Antônio Granja (PDT), Dra. Silvana (PL), Leonardo Araújo (MDB), Moisés Braz (PT), Nelinho (PSDB) e Vitor Valim (Pros). 

Agenor Neto (MDB), David Durand (PRB), Guilherme Landim (PDT), Leonardo Pinheiro (PP), Romeu Aldigueri (PDT), Salmito (PDT) e o suplente Lucílvio Girão (PP) receberam um voto, cada, ocupando o oitavo lugar.

Um deputado optou por votar em apenas um nome, outro parlamentar votou em somente dois nomes. Entre os 46 deputados estaduais no exercício do mandato, durante a votação, 20 não receberam nenhuma indicação. 

A pesquisa do Ranking de Influência da Assembleia Legislativa para o Anuário do Ceará foi realizada de 27 de maio a 5 de junho de 2019. A votação é secreta e cada deputado é convidado a indicar três nomes de parlamentares em exercício, não sendo possível votar em si mesmo.