Especial - O POVO 90 anos

Especial O POVO 90 anos

Especial

O Domínio do Digital e das Novas Tecnologias

Crédito: Carlus Campos

O POVO chegou aos meios digitais ainda em 1997. Foi um dos pioneiros na migração das notícias publicadas no impresso para a Internet, quando o mercado ainda se adaptava ao meio. Pouco tempo depois, O POVO Online não ficou cingido à migração do conteúdo do jornal impresso. Já nos anos 2000, passou a produzir conteúdos específicos para o consumo na web.  Foi quando o site do jornal virou portal de notícias.

Para aprimorar esta relação, O POVO Online passou por uma recente mudança no conteúdo e na forma para garantir uma melhor experiência de leitura. Elas entram no contexto de reformulação proposta para os veículos de comunicação do Grupo, com a chegada dos 90 anos. Todo o projeto do novo portal foi pensado e executado pelo setor de desenvolvimento da própria empresa.

“Antes a gente contratava pessoas para desenvolverem páginas e aplicativos para o Grupo, mas nem sempre o resultado era interessante. Agora é diferente porque a gente entende o nosso leitor e sabe o que ele precisa”, afirma a gerente de tecnologia do O POVO, Maria Fernandes. Ela diz que a mudança no portal não deveria abranger apenas a atualização do layout. Era preciso desenvolver páginas que pudessem estruturar melhor o conteúdo produzido, valorizando a experiência do usuário como diferencial.

O POVO ONLINE
COMPLETOU 21 ANOS
EM 2018 E PASSOU POR
REFORMULAÇÃO BASEADA
NO CONCEITO DE UX
DESIGN, MIRANDO NOS
CONSUMIDORES

O projeto foi desenvolvido baseado nos conceitos de UX Design, que privilegia os consumidores na criação e execução de sites, aplicativos móveis e outras plataformas digitais. Isso melhora a forma de ler e acompanhar as informações disponibilizadas e também fideliza o usuário. No ar desde março de 2017, o novo portal O POVO Online demandou a realização de seminários com colaboradores do desenvolvimento, testes e — o principal — a avaliação de leitores do portal.

Ao longo de todo o processo de criação, usuários frequentes da página foram convidados a participar de testes dirigidos para apontar falhas no projeto, sugerir mudanças e adaptações que garantissem a melhor experiência. O resultado foi um projeto que valorizou o consumo de notícias pela versão mobile, onde há o maior número de acessos.

Também como forma de melhorar a experiência dos usuários, hoje o portal segue a política de que os leitores tenham acesso às notícias com apenas dois cliques. Para isso, os caminhos que levavam o consumidor até a notícia foram encurtados. As informações foram estruturadas em três grandes canais (Notícias, Esportes e Divirta-se) e foi criado um novo, o canal Vida & Arte, com foco nos serviços.

A RÁDIO O POVO CBN É
LÍDER EM AUDIÊNCIA NO
SEGMENTO ALL NEWS. COM
GRADE LOCAL EM DESTAQUE

“Criamos um núcleo específi co para Agenda. Com redesenho da navegação, ampliamos nosso leque de cobertura nos eixos de cinema, restaurantes, espetáculos, festa e exposições”, afirmou na apresentação do projeto o diretor-adjunto da Redação, Erick Guimarães. Para este canal também foi desenvolvido um aplicativo próprio que funciona como um guia para as atrações da Cidade.

Após esta experiência, o setor de desenvolvimento do Grupo agora permanece criando diversas soluções de mídias digitais para projetos e outros serviços da empresa. Sites, aplicativos e demais plataformas estão no escopo de atuação do setor.

A presença do Grupo está também nas redes sociais e em projetos de estratégia digital, que levam a expertise para clientes de conteúdo customizado.