TCE Ceará realiza I Seminário de Efetividade da Gestão Municipal

A proposta é discutir a aderência dos municípios, com base no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), construído pela Gerência de Avaliação de Políticas Públicas desta Corte de Contas, a partir de critérios estabelecidos pelo Instituto Rui Barbosa (IRB)
15:45 | 10 de set de 2019 Autor: Joelma Leal

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE Ceará) realizará, nesta sexta-feira, dia 13/9, o I Seminário de Efetividade da Gestão Municipal. O encontro será na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, anexo II
- 6º andar, no auditório João Frederico Ferreira Gomes (Rua Barbosa de Freitas, 2675), das 8h30min às 13 horas.

A iniciativa visa discutir a aderência dos municípios, com base no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), construído pela Gerência de Avaliação de Políticas Públicas desta Corte de Contas, a partir de critérios estabelecidos pelo Instituto Rui Barbosa (IRB).

Parceria - Uma parceria entre a corte cearense e a Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), o seminário é gratuito e aberto a gestores do poder executivo e legislativo dos municípios, secretarias do Governo do Ceará, órgãos e entidades municipais, estaduais e sociedade em geral. Os interessados devem realizar a inscrição por meio do Sistema de Gestão Educacional (Siged), na página eletrônica da Escola de Contas Instituto Plácido Castelo, que emitirá certificado de participação.

Na abertura do seminário, serão proferidas as palestras “Desafios dos controles interno e externo para a gestão de cidades inteligentes”, ministrada pela Profª. Drª Ana Carla Bliacheriene, e “Tecnologias para o controle externo no contexto das cidades inteligentes: conceitos, desafios e oportunidades”, com Luciano Vieira de Araújo, ambos da Universidade de São Paulo (USP).

Os dois professores, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), vão coordenar o curso de pós-graduação “Políticas Públicas para Cidades Inteligentes (Smart Cities)”, a ser realizado em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Ceará. As aulas estão previstas para começar dia 21 de novembro e acontecerão no TCE Ceará.

Voltada para profissionais das quatro esferas de governo dos três Poderes, bem como de órgãos de controle externo e da academia, a especialização visa desenvolver competências e ampliar conhecimentos sobre os temas.

Como parte da programação, serão apresentadas boas práticas realizadas pelos municípios cearenses e entregues certificados aos gestores, baseados nos resultados do IEGM.

Serviço

I Seminário de Efetividade da Gestão Municipal

Dia: 13 de setembro de 2019

Horário: 8h30 às 13h

Local: Assembleia Legislativa - Anexo II
- 6º andar - Auditório João Frederico Ferreira Gomes

Endereço:
Rua Barbosa de Freitas, 2675 - Dionísio Torres