Superintendência lança campanha contra assédio no ambiente de trabalho

A Superintendência Regional do Trabalho atende pelo menos 100 trabalhadores vítimas de assédio por ano
15:55 | 11 de out de 2017 Autor: Anuário do Ceará

A campanha, que será lançada nesta quarta-feira, 11, pela Superintendência Regional do Trabalho no Ceará (SRT-CE), tem o objetivo de alertar
os trabalhadores para os abusos cometidos no ambiente de trabalho. Até o fim deste mês, cartazes e cartilhas serão distribuídos aos trabalhadores que transitam pela Superintendência.

Levantamento realizado pela SRT-CE aponta que pelo menos 100 trabalhadores sejam assediados por ano. Esse é o número de atendimentos realizados pelo órgão às pessoas que buscam orientação e mediação por meio da coordenação de combate à discriminação e ao assédio.

Segundo a coordenadora da área, Eureni Lima, existem dois tipos de assédio: o moral e o sexual. O sexual configura em uma abordagem indesejada pelo outro, com intenção sexual ou insistência inoportuna de alguém em posição privilegiada que usa dessa vantagem para obter favores sexuais de subalternos ou dependentes.
Já o assédio moral é toda conduta abusiva que, intencional e frequentemente, tira a dignidade e a integridade física ou psíquica de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho.

Para fazer uma denúncia, os trabalhadores devem procurar pessoalmente o Plantão Fiscal, que funciona de segunda à sexta, das 8 horas ao meio-dia, na sede da Superintendência (Rua 24 de Maio, nº 178, Centro – Fortaleza).