Spaece 2019 mostra avanço do Ceará no Ensino Médio

Desempenho dos jovens da 3ª série atingiu o melhor índice de aprendizagem, desde 2012
07:37 | 16 de jan de 2020 Autor: Joelma Leal
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O governador Camilo Santana observa que os números mostram melhoria contínua do Ceará ao longo dos últimos anos, possibilitada por ações de estímulo como a premiação de um notebook aos melhores alunos, a valorização dos professores e a política de pactuação com os municípios, responsáveis pela oferta do ensino fundamental

Os resultados educacionais relativos ao Ensino Médio cearense, conforme o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) de 2019 foram apresentados pelo governador do Estado Camilo Santana, a vice-governadora Izolda Cela, e a secretária da Educação do Estado, Eliana Estrela.
De acordo com os dados analisados, o desempenho dos jovens da 3ª série atingiu o melhor índice de aprendizagem, desde 2012.

O Spaece avaliou 97,1% dos alunos da rede estadual. O desempenho em Língua Portuguesa saiu de 251,6 pontos, em 2012, para 271,6 em 2018 e em 2019 o melhor índice: 278,2. Em Matemática, enquanto no ano de 2012 correspondia a 260,7, em 2018 foi para 272,5 e no ano passado alcançou 274,3. O percentual de alunos nos níveis intermediário e adequado em Língua Portuguesa subiu para 55,1%, enquanto, em 2012, o percentual era de 33,3%. E em 2012 o percentual de alunos no padrão muito crítico era de 31,2%. Já no ano de 2019, caiu para 13,3%. Em 2019, na disciplina de Matemática, o percentual nos níveis intermediário e adequado alcançou 27,1%. Diferente dos 23% demonstrados em 2012. Foi verificada ainda uma redução nos padrões muito crítico, de 47,8% em 2012 para 41%, no ano passado.

A partir do Spaece, entre os anos de 2018 e 2019, também é possível identificar um crescimento nas proficiências de Língua Portuguesa e Matemática em cada uma das 23 regionais, que representam a Secretaria da Educação (Seduc) na Capital e no Interior.

Ações na rede estadual

A rede pública estadual conta com 728 escolas e 423 mil alunos. Nos últimos anos, o Ceará tem obtido expressivos resultados de aprendizagem. Para isso, desenvolve ações de melhoria destinadas ao ensino e à aprendizagem nas escolas públicas estaduais, tais como o Tempo Integral, Enem Chego Junto, Chego Bem, as Competências Socioemocionais, os Centros Cearenses de Idiomas (CCIs), Ceará Científico, entre outras iniciativas para garantir que os alunos finalizem o Ensino Médio com sucesso e ingressem no ensino superior ou no mundo do trabalho.