Soja responde por 16% das exportações brasileiras no semestre

Os dados fazem parte do Indicador do Comércio Exterior (Icomex), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas
16:10 | 19 de jul de 2018 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna

Dados divulgados nesta quinta-feira, 19, pelo
Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre FGV) apontam que a soja em grão respondeu por 16% do total exportado pelo Brasil para o mundo no primeiro semestre deste ano. Somando o minério de ferro e o petróleo, o percentual chega a 33%.

Os dados fazem parte
do Indicador do Comércio Exterior (Icomex), relativo ao mês de junho.
A participação da China na pauta das exportações continua crescendo e o país asiático mantém-se como principal destino dos produtos brasileiros, já tendo ultrapassado a parcela dos 28 países da União Europeia. Segundo a publicação, as exportações brasileiras para a China cresceram 26% no primeiro semestre do ano.

A variação mensal e semestral dos volumes exportados e importados por categoria de uso mostram que nas exportações todas as categorias registraram queda, a exceção de bens de capital. Nesse último grupo, estão incluídos produtos com tonelagem elevada como as plataformas de petróleo (em valor de mais de 6.000% na comparação semestral), aviões (aumento de 43% em junho), turbinas para aviões (3.300% em junho), entre outros.